fbpx

Festival Eurovisão da Canção. Cláudio Ramos critica responsáveis da RTP

Pedro Vendeira
5 min leitura

Cláudio Ramos comentou durante o programa Passadeira Vermelha da SIC Caras, que não entende o porquê dos colegas estarem a ser impedidos de acompanhar o Festival da Eurovisão da Canção em trabalho.

«Parece-me muito mal, até vergonhoso, e gostava mesmo, se pudesse, abrir um inquérito, e tentar perceber quem é que a RTP se julga para boicotar o trabalho das pessoas que fazem programas de televisão que promovem a Eurovisão», começou por dizer. «A RTP devia ver a lista dos programas de televisão e dos jornalistas que se disponibilizam para, a custo zero, promover o Festival da Canção. A RTP acha-se no direito de pôr um traço azul como antigamente e dizer “este programa não vai”. Isto na minha terra tem um nome…».

No Facebook, Cláudio Ramos aproveitou para esclarecer a situação. «É verdade que eu acho que a RTP não pode nem deve proibir nenhum canal, programa ou profissional do meio de fazer a cobertura do Festival da canção, mas não me referia a mim. Porque não pedi para o fazer, não solicitei nenhuma credencial e porque não iria nesta fase fazer a cobertura do Festival da canção, por razões óbvias. Mas eu não sou o centro do mundo. Eu falei dos programas e colegas meus em áreas várias cujo pedido das suas credencias não foram aceites para desempenharem o melhor que podem o seu trabalho.», continuando por dizer que é dinheiros dos portugueses que está ali.

«A RTP é uma empresa pública. É o nosso dinheiro que ali está. Parte deste festival é pago por nós. Gostava mesmo que fossem esclarecidos os critérios de escolha para atribuição de credenciais de quem faz a cobertura. Não por mim, que acho tanta graça ao Festival como acho ao instagram da Madonna. A mim, meus amigos, não me faz diferença, se fizesse tinha estado ontem na gravação da primeira eliminatória.»

 

Poucas horas depois, o comentador do Passadeira Vermelha atacou a NTV, com um longo texto, onde se mantém firma do que escreveu e para quem foi.

«… Eu sou um pouco mais atento do que o site da NTV, que muito estimo, mas escrever uma matéria onde me tenta desmentir defendendo a RTP, só faz com que eu sinta que tenho absoluta razão no que escrevi. E mantenho: não me enganei no alvo. Sei o que estou a dizer: Deveriam estar presentes todos os meios que pretendem divulgar o festival Eurovisão da Canção (na prática é do que se trata, desta bandeira que usaram, afirmando que vai ser muito bom para Portugal, e depois acredita nela quem quer. Não é o meu caso!) Mas eu gostaria de dizer ao jornalista da NTV, que não só não me enganei no alvo, como reforço tudo o que disse. E se em última instância quem dá a cara é a RTP, é a RTP a responsável é a ela que temos que pedir justificações, ou alguém acredita que a RTP, como responsável do processo, não tem uma palavra a dizer sobre quem faz a cobertura mediática? É que se assim for, parece-me meio estranho. Imaginem, o que seria se todos os meios que não foram credenciados neste caso, resolvessem não promover nada da RTP quando a RTP os convida para isso? Como os vamos catalogar? ‘meios de segunda?’ E sim, parte do festival incluindo a dita ‘semi-final’, ensaio geral, ou apresentação das roupas das apresentadoras, que foi gravada ontem no Altice Arena (sabe Deus porquê), foi em parte paga com o nosso dinheiro, como acontece em qualquer lugar do mundo numa televisão pública. Não vejo mal nisso. Vejo normalidade. Como vejo normal um contribuinte com os impostos em dia, questionar o que se faz no seu País. É pena que poucos o façam, e que quando alguém o faz, logo se levantem vozes que de forma conveniente tentam mudar o rumo da história. Eu não sou desses! Venha a NTV dizer o contrário, o Santo Padre, ou o vizinho do lado. Eu não falo por mim. Falei por uma classe de jornalistas que se viram obrigados a ficar à porta. Que vivem de trabalhar, e que promovem muito os produtos da RTP. Não devo ser o único a pensar assim. Ou serei?»

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com