fbpx
Famosos

Fátima Lopes revela que foi vitima de bullying

Fátima Lopes Fátima Lopes Revela Que Foi Vitima De Bullying
Fátima Lopes foi a apresentadora escolhida para apresentar «Pequenos Gigantes» © jn.pt

Fátima Lopes revelou que foi vitima de bullying no primeiro emprego, pelo seu chefe. A apresentadora da TVI, num longo texto publicado no seu blog, contou em pormenor o que aconteceu.

Numa empresa estrangeira, assumiu o cargo de responsável de marketing e tudo começou.

«Aos poucos o senhor foi-se revelando. Sempre que me chamava ao gabinete, eu saía transtornada.  Os gritos ouviam-se cá fora. A imagem física dele não ajudava. Era muito alto, com um ar imponente, nunca sorria e parecia trespassar-me com o olhar. Começava sempre com uma pergunta qualquer que, independentemente da minha resposta, era seguida de vários atestados de incompetência e estupidez. Sim, fazia bullying no trabalho. Tudo lhe servia. Diariamente tinha de ter uma vítima. Eu não era a única!», começa por contar.

Começando após 2 meses a questionar «todos os dias quanto tempo iria aguentar aquele ambiente, mas a verdade é que estava no início da minha vida conjugal e precisávamos do ordenado dos dois para pagar as contas (…) Tudo piorou quando tive de ir a Espanha com o meu chefe, a uma reunião com os elementos da “casa mãe”. Isto porque ele não falava uma palavra de inglês. Precisou de mim o tempo inteiro para lhe traduzir o que diziam e para eu traduzir o que dizia. O sentir-se nas minhas mãos deixou-o furioso e, por isso, assim que saímos da dita reunião, já no táxi a caminho do aeroporto, começou o massacre. Apesar dos meus relatórios terem sido muito elogiados pelas chefias inglesas, ele tratou de os criticar até mais não, fazendo-me acreditar que nada valiam.»

«Sempre lidei mal com gritos e com gente que grita. Andava sempre triste, o que não joga nada comigo que sou uma alma alegre e bem disposta. Até que um dia, depois de conversar com o meu ex-marido, decidi que, mesmo sem alternativa, ia despedir-me. Preferia arriscar a ficar ali a destruir-me.»

Foi com esta decisão, que Fátima Lopes entrou no mundo da televisão. «Bati na porta do chefe, entreguei-lhe a carta e saí. Passados minutos chamou-me para dizer que se queria ir-me embora estava à vontade. Ainda bem. Nessa mesma semana fui contactada pela tal empresa onde tinha ido às entrevistas, informando-me que arrancariam dali a dois meses e que eu estava contratada. Rejubilei de alegria! Estava a ser compensada pela minha ousadia de sair de um trabalho, ainda sem outro, simplesmente por estar profundamente infeliz. Ainda por cima ia ganhar mais e dirigir uma equipa de accounts. Melhor de tudo isto: esta empresa tinha um contrato de exclusividade com a SIC, que ficava sob a minha alçada. E, foi este o passaporte para entrar no mundo onde trabalho há 24 anos e pelo qual ainda hoje estou profundamente apaixonada.»

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News