fbpx

Famosos prestam homenagem a Octávio de Matos

André Vilar
3 min leitura
© DR

O mês de fevereiro de 2019 começou com uma grande perda para as artes em Portugal. O ator de televisão e teatro Octávio de Matos foi encontrado, sem vida, em casa aos 79 anos. O homem que, aos 17 anos, pisou o palco pela primeira vez e acabou por seguir a mesma profissão do pai, tem sido, desde o dia de ontem, homenageado pelos seus amigos e colegas de profissão.

Ruy de Carvalho foi um dos primeiros a reagir à notícia: “Uma notícia muito, muito triste… Adeus meu amigo. Até sempre.”. A sua grande companheira de palcos, a atriz Noémia Costa, também quis deixar a sua mensagem relembrando o homem e o artista: “artística e acima de tudo era um ser humano bom. Até já Octávio a vida é breve, Quando comecei nas lides artísticas, o Octávio Matos ajudava sempre os jovens actores, em montagens de espectáculos, direcção não cabe numa só palavra.”

Os atores Luís Aleluia e Heitor Lourenço também já reagiram à morte do ator que habituamos a ver no teatro e que, em televisão, marcou tudo e todos com as suas personagens humorísticas em O Prédio do Vasco e Os Batanetes. Luís foi contido nas palavras: “A minha homenagem. O que conta são os dias felizes”. Já Heitor Lourenço estendeu as suas homenagens à esposa do ator: “Meu querido Octávio! Que notícia tão triste. Como sempre me acolheste tão bem, com tanta amizade… sempre preocupado em dar um bom concelho. Que perda para todos nós. Desaparece com ele um legado teatral precioso difícil de ensinar em alguma escola. Presto a minha maior homenagem que também a faço a uma grande e Doce mulher, Isabel Damatta”.

No mundo da apresentação Rita Ferro Rodrigues abriu as hostilidades: “Entrevistei-o muitas vezes, o Octávio era um amor. Que notícia triste. Que descanse em paz.”

As causas da morte de Octávio Matos ainda estão por apurar. O certo é que, ao longo dos próximos dias, muitas são as homenagens que se esperam ao grande nome que deixou Portugal neste domingo.

Relacionado: