fbpx

Famosas Portuguesas revoltam-se contra crimes de violĂȘncia domĂ©stica

André Vilar
2 min leitura

Todos os dias a imprensa nacional dĂĄ conta de mais casos de violĂȘncia domĂ©stica e o nĂșmero de mulheres assassinadas Ă© cada vez maior em Portugal. Algumas celebridades portuguesas tĂȘm usado as redes sociais para se manifestar contra esta dura realidade. É o caso de Ana Garcia Martins, TĂąnia Ribas de Oliveira, LuĂ­sa Sobral e Helena Isabel PatrĂ­cio.

A autora do blog A Pipoca Mais Doce escreveu na sua pĂĄgina de Instagram: “Pede-se Ă s mulheres que sejam corajosas, que denunciem os agressores, mas para quĂȘ, se depois nĂŁo sĂŁo protegidas? Se fica tudo a assobiar para o ar? Se minimizam a acusação e a tornam irrelevante, quase como se fosse um devaneio da vĂ­tima?”.

Mais curta mas igualmente assertiva TĂąnia Ribas de Oliveira confessou: “É urgente aplicar a Lei no que diz respeito Ă s vĂ­timas de violĂȘncia domĂ©stica”. E terminou com uma ordem: “JĂĄ chega!”!

JĂĄ a vencedora da 6ÂȘ edição da Casa dos Segredos que, em tempos, revelou ter sofrido de violĂȘncia domĂ©stica, fez tambĂ©m o seu apelo pedindo que se leve mais a sĂ©rio esta realidade: “É preocupante. Basta um episĂłdio para haver violĂȘncia domĂ©stica! A violĂȘncia pode ser fĂ­sica ou psĂ­quica… Ă© um fenĂłmeno muito abrangente. Temos de levar este fenĂłmeno a sĂ©rio. Reforçar as medidas de coação e reconsiderar as penas de prisĂŁo efectivas.”.

Por Ășltimo, LuĂ­sa Sobral partilhou uma mĂșsica escrita por si para Susana Travassos, para recordar as nove mulheres assassinadas atĂ© agora em Portugal: “Foi a minha forma de falar sobre este assunto, de nĂŁo o ignorar. Que sĂł se deixe de falar na violĂȘncia domĂ©stica quando esta deixar de existir.“, confidenciou a irmĂŁ de Salvador Sobral.