fbpx

Faleceu Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão na altura da ‘troika’ em Portugal

Portugal recorreu a ajuda financeira externa em 2011.

Ana Ramos
2 min leitura
Facebook

Faleceu, esta terça-feira, aos 81 anos, Wolfgang Schäuble, que foi ministro das Finanças da Alemanha na altura do resgate da ‘troika’ em Portugal.

A notícia foi dada pela família à agência noticiosa alemã dpa. Wolfgang Schäuble foi ministro de Angela Merkel durante a crise do Euro e chegou ao Bundestag (Parlamento alemão) em 1972, onde permaneceu como deputado até quase à sua morte. Foi escolhido para presidente do Parlamento alemão após a saída do cargo de ministro das Finanças, em 2017, até 2021.

Wolfgang Schäuble era político da CDU – União Cristã-Democrática e também liderou as negociações de reunificação em nome da República Federal da Alemanha, em 1989.

Em abril de 2011, Portugal recorreu a ajuda financeira externa com José Sócrates como primeiro-ministro. Um mês depois, a ‘troika’, constituída por elementos da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), apresentou o programa de assistência financeira a Portugal, no valor de 78 milhões de euros. Em maio de 2014, já com Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro, foi anunciada a “saída limpa” do programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando, assim, autonomamente aos mercados.

Wolfgang Schäuble chegou a tecer vários elogios à forma como foi cumprido o programa da ‘troika’ e como o país manteve o rumo nos anos seguintes.