fbpx

Faleceu Odete Santos

Odete Santos foi deputada da Assembleia da República, de 1980 a 2007.

Ana Ramos
2 min leitura
PCP

Faleceu, esta quarta-feira, Odete Santos, aos 82 anos.

A notícia foi confirmada pelo Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português, que emitiu um comunicado.

Maria Odete Santos, nasceu a 26 de Abril de 1941, na freguesia de Pêga, concelho da Guarda. Estudou no Liceu de Setúbal, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo exercido advocacia durante anos.

Odete Santos era membro do Partido Comunista Português desde 1974, integrou a Comissão Concelhia de Setúbal, a Direção da Organização Regional de Setúbal e o Comité Central do PCP, do qual fez parte de 2000 a 2012.

De acordo com o comunicado do partido, desde muito jovem que Odete Santos teve intervenção cultural e antifascista em associações de cultura e recreio do distrito de Setúbal, nomeadamente no Clube de Campismo de Setúbal. Foi esse ativismo e intervenção que “suscitaram a perseguição da PIDE/DGS, a polícia política do regime fascista”.

Odete Santos é autora de vários livros e ainda de uma colectânea de poesia (jornal Público) “A argamassa dos poemas”, na qual prestou homenagem aos que “fizeram da poesia uma das mais belas e fortes armas de intervenção”.

Além disso, Odete Santos foi deputada da Assembleia da República, de novembro de 1980 a abril de 2007, tendo-se destacado em áreas dos Direitos, Liberdades e Garantias, na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos das mulheres. Destacou-se também na criação dos Julgados de Paz, um nível de instituição para a justiça mais próxima dos cidadãos, sendo reconhecida como a sua principal impulsionadora.

Odete Santos foi ainda membro da Assembleia Municipal de Setúbal de 1979 a 2009, tendo sido presidente deste órgão do Poder Local Democrático entre janeiro de 2002 e novembro de 2009. Foi homenageada pela Câmara Municipal com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.

Odete Santos integrou também o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e a Associação de Amizade Portugal-Cuba.

Relacionado: