fbpx

Faleceu a cantora Teresa Silva Carvalho, de “Ó rama, que linda rama”

"Um aplauso para Teresa Silva Carvalho!"

Ana Ramos
2 min leitura
DR

Teresa Silva Carvalho, cantora de “Ó rama, que linda rama”, faleceu, esta quinta-feira, aos 88 anos, em Lisboa.

As cerimónias fúnebres vão realizar-se no sábado, a partir das 16h30, na igreja de S. João de Deus, em Lisboa. A missa de corpo presente vai decorrer no domingo, às 11h00, no mesmo local, seguindo o funeral para o cemitério do Alto de S. João, onde se realiza a cerimónia de cremação, informou o Museu do Fado.

Além de fadista e compositora, foi também professora de música e intérprete. De acordo com o Museu do Fado, o primeiro impulso da sua atividade artística aconteceu com uma participação no programa “Nova Onda”, da Emissora Nacional.

Mais tarde, em funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Teresa Silva Carvalho viajou para o Rio de Janeiro, onde teve a sua primeira experiência televisiva e onde começou a apresentar-se ao vivo em vários restaurantes típicos portugueses.

Quando regressou a Portugal, Teresa Silva Carvalho foi convidada para cantar e fazer parte do elenco profissional da “Taverna do Embuçado”, em Alfama.

Em 1969, Teresa Silva Carvalho gravou o seu primeiro disco e, em 1977 e 1979, participou no Festival da Canção com as músicas “Canção sem grades” (Rita Olivais/Manuel José Soares) e “Cantemos até ser dia” (autoria de Pedro Osório).

Durante este tempo, foi editado o seu disco “Ó rama, ó que linda rama”, que teve um “estrondoso sucesso”. Após o êxito da canção que deu nome a este disco, Teresa Silva Carvalho continuou a participar em diversos concertos, apareceu pontualmente em programas televisivos e fez diversas tournées no Canadá e Estados Unidos.

João Baião foi uma das figuras públicas que assinalou o falecimento da artista nas redes sociais: “Um aplauso para Teresa Silva Carvalho! Ainda partilhei o mesmo palco com esta senhora na ‘Grande Noite'”.

O Museu do Fado lamenta profundamente o falecimento de Teresa Silva Carvalho, hoje, em Lisboa, aos 88 anos. Artista…

Posted by Museu do Fado on Thursday, December 7, 2023