fbpx
Famosos A Entrevista Rubricas

Entrevista a Afonso Vilela: “É ótimo poder fazer aquilo que mais gosto”

Afonso-Vilela
Por Sara Correia

Afonso Vilela tem 50 anos e é considerado um dos mais carismáticos modelos portugueses. Conta com um curiculum vasto em representação, apresentação e um talento enorme para a cozinha e desporto. Atualmente, conduz o programa ‘À Descoberta’, do Porto Canal, e esteve à conversa com o ‘A Televisão’ para nos colocar a par de todas as novidades. 

Estreou no passado dia 8 de agosto, no Porto Canal, o programa ‘À Descoberta’. Como é que está a ser este desafio profissional? 

Está a ser um verdadeiro desafio, com dias de 12h-14h de trabalho, mas também maravilhoso. É ótimo poder fazer aquilo que mais gosto!

Afonso-Vilela-Porto-Canal

O programa reúne as tuas três grandes paixões: desporto ao ar livre, cozinha e cultura. Há alguma experiência ou há algum lugar que tenhas mais curiosidade de visitar?

É difícil dizer, pois mesmo nos lugares que já conhecia ou tinha estado anteriormente, as “surpresas” foram muitas. É impressionante perceber tudo o que podemos fazer e as experiências fantásticas que podemos ter, e por vezes, tão perto de casa.

Disseste, em algumas entrevistas, que tanto a moda como a televisão começaram a surgir por mero acaso. Na altura, o que é te vias a fazer no futuro?

Na altura era muito novo, estava a entrar para Faculdade de Arquitetura e não fazia ideia do que o futuro me tinha reservado.

Aos 17 anos fizeste a tua estreia na moda. Lembras-te do primeiro dia em que pisaste uma passarelle?

Claro que sim. Foi o meu primeiro trabalho. O Ricardo (Carriço) foi um excelente anfitrião para a estreia em passerelle, deu-me as “dicas” todas.

Assumiste também interpretações de destaque, enquanto ator, na televisão e no cinema. Algum projeto que tenhas gostado mais de fazer?

Da grande maioria dos projetos, guardo, acima de tudo, boas recordações das equipas de trabalho. Sem boas equipas, este tipo de trabalho deixa-nos pouco, é apenas trabalho. É algo que adoro fazer e uma área em que vamos sempre evoluindo. Dificilmente indicaria um favorito.

Afonso Vilela

Foste o grande vencedor da primeira edição do ‘Masterchef Celebridades’, em 2017. Estavas à espera? Que recordações guardas da tua participação?

Gostei bastante do Masterchef, pois na altura, estava a “descurar” um pouco o meu trabalho na cozinha. O Masterchef permitiu-me fazer uma atualização muito necessária e útil. Infelizmente, a recordação mais forte que guardo, foi quando acabou. Acho que nos sentimos todos desamparados, queríamos que continuasse para sempre… a equipa era maravilhosa!

Cozinhar foi uma paixão que nasceu há muito tempo. Inclusive, já tiveste dois restaurantes. Há quanto tempo cozinhas? Que tipo de comida gostas mais de confecionar?

Cozinho desde criança, sim. Começou como uma necessidade até se transformar em paixão. Gosto de experimentar quase tudo, pelo menos uma vez, é experiência e aprendizagem, mas o que mais gosto é da nossa cozinha tradicional e típica. De aprender tudo, as origens, os produtos, os porquês. É algo que mexe comigo.

Foste modelo e trabalhaste com as mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais, tens um curiculum vasto em representação, apresentador, apaixonado por cozinha e dedicado ao desporto. Que balanço fazes até ao momento da tua carreira?

Faço um balanço bastante positivo. Acho que me tenho conseguido adaptar aos tempos, às mudanças e tendências. Levo já mais de 30 anos de carreira, as mudanças têm sido muitas, muito pouco do que fazíamos antigamente, se faz hoje, o que é natural. É todo um novo mundo, mas continuo a trabalhar e gostar do que faço.

Afonso Vilela

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ATV News