fbpx

Eduardo Madeira reage a publicação do ‘Blackface Portugal’: “Sou frontalmente anti-racista”

Vanessa Jesus
3 min leitura

Eduardo Madeira reagiu a uma publicação feita na página de Instagram ‘Blackface Portugal’, onde recordam uma personagem sua afro-americana num sketch. O humorista afirmou que refletiu e decidiu não o voltar a fazer. 

A fotografia era referente a uma personagem sua no programa ‘5 para a Meia-noite’, emitido em setembro de 2018.  “Foi depois deste sketch que decidi não voltar a fazer BLACKFACE. Reflecti bastante, falei com muita gente e concluí que em pleno século XXI não faz qualquer sentido. Sou frontalmente anti-racista e este tipo de trabalho não é compatível com este tipo de trabalhos“, comentou o humorista na publicação.

Esta página foi criada no dia 9 de setembro deste ano, data em que Marco Horácio foi ao programa ‘Você na TV!’ vestido de ‘King Africa’, o cantor da música ‘Bomba’. Luís Filipe Borges também foi um dos citados na página e também já reagiu. Começou por dizer que não mostram o contexto e que as páginas são “cobardes e anónimas”.

Pouco depois, enviou uma nova mensagem privada à página e pediu desculpa. Reconheceu ainda que o trabalho deles “é mais do que útil, e um alerta fundamental”. 

Resposta na íntegra de Eduardo Madeira:

Foi depois deste sketch que decidi não voltar a fazer BLACKFACE. Reflecti bastante, falei com muita gente e concluí que em pleno século XXI não faz qualquer sentido. Sou frontalmente anti-racista e este tipo de trabalho não é compatível com este tipo de trabalhos. Além disso nenhum dos melhores momentos da minha carreira passam por aqui. Antes pelo contrário. Creio que o caminho deve ser mesmo o da consciencialização dos actores, autores e realizadores a não usarem este tipo de SOLUÇÃO. A temática do blackface em Portugal não era tão presente na Europa, e em Portugal, até há pouco (como sempre foi nos USA). Mas os tempos mudam e o tema tornou-se necessário e actual. Se chamarem a atenção creio que toda a gente acabará por deixar cair esta prática. Até porque nenhum dos colegas comediantes aqui visados é racista. Pelo menos os que conheço, e são quase todos. Os meus cumprimentos a todos.

 

Leia também: “Pipoca Mais Doce” ‘goza’ com André Filipe do ‘Big Brother: “Já chorei”

Relacionado: