fbpx

É oficial! Federação Portuguesa de Futebol confirma saída de Fernando Santos: “Foi uma honra”

Vanessa Jesus
3 min leitura
Instagram

É oficial! A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) acaba de confirmar esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a saída de Fernando Santos da Seleção Nacional.

Fernando Santos já não é o selecionador  de Portugal. A Federação Portuguesa de Futebol e o agora ex-técnico da seleção chegaram a um acordo esta quinta-feira.

“A Federação Portuguesa de Futebol e Fernando Santos concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014”, informou a FPF em comunicado.

De recordar que Fernando Santos tinha contrato até 2024. De recordar  que o treinador esteve à frente da seleção oito anos, onde alcançou dois títulos: o Europeu de 2016 e a Liga das Nações de 2019. Para já ainda não se sabe quem o irá substituir, mas a imprensa fala que José Mourinho é o nome que está em cima da mesa, neste momento.

Entretanto, Fernando Santos deixou uma sentida mensagem de despedida num vídeo partilhado no canal de YouTube da FPF. “Saio com enorme sentimento de gratidão, enorme pelo privilégio que foi ter sido selecionador nacional e pela honra que tive em representar o nosso país. Foi um sonho que realizei, um objetivo de vida que cumpri”, começou por dizer.

“Quero agradecer em primeiro lugar a todos os jogadores que trabalhei desde 2014, todos sem exceção. Com se lideram grupos, tem que se tomar algumas decisões difíceis, é normal que nem todos fiquem contentes com as escolhas que eu fiz. Mas as opções que tomei, todos sabem, foram sempre a pensar no melhor para a nossa seleção.”, rematou.

O comunicado da FPF na íntegra:

A Federação Portuguesa de Futebol e Fernando Santos concordaram em dar por terminado o percurso de grande sucesso iniciado em setembro de 2014.

Após uma das melhores participações de sempre da Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo, no Catar, FPF e Fernando Santos entendem que este é o momento certo para iniciar um novo ciclo.

Com Fernando Santos à frente da Seleção Nacional, o nosso País venceu pela primeira vez duas competições internacionais: o inesquecível Euro 2016, em França, e a Liga das Nações, em 2019.

Além dos títulos conquistados, Fernando Santos tornou-se o selecionador com mais jogos e mais vitórias.

Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da Seleção Nacional.

A FPF agradece a Fernando Santos e à sua equipa técnica os serviços prestados ao longo de oito anos ímpares e acredita que este agradecimento é feito também em nome dos portugueses.

A Direção da FPF iniciará agora o processo de escolha do próximo selecionador nacional

Leia também: Após anúncio da saída de Fernando Santos, Nuno Luz atira: “A Federação é culpada nesta situação”