fbpx

Documentário sobre Eunice Muñoz estreia-se em novembro: “Sei que ali vejo a minha avó”

Sara Almeida
2 min leitura
Instagram

O documentário sobre Eunice Muñoz, “Eunice ou carta a uma jovem atriz”, estreia-se no dia 4 de novembro.

Eunice Muñoz pediu a realização de um documentário, numa altura em que comemora 80 anos de carreira, como passagem de testemunho à neta. “Decidi que era altura de passar o testemunho e ver continuado o sonho do teatro pela minha neta Lídia [Muñoz], testemunho que passo orgulhosamente e que quis ver registado pelo cinema”, contou durante uma apresentação do filme à imprensa.

O filme terá uma antestreia a 3 de outubro e depois vai percorrer todo o território português em mais de 32 salas de cinema. “Eunice ou carta a uma jovem atriz” conta as memórias privadas da artista, oferece ao público uma visão do lado humano da atriz e ainda revela a cumplicidade natural entre avó e neta.

Tiago Durão, o realizador, quis mostrar a atriz como ela é: “uma mulher normal como todas as outras, mas que é atriz, não por escolha apenas, mas por imposição do teatro”. “Habituados a ouvir falar de Eunice como atriz, esquecemos de que existe, terrena e real, uma outra Eunice, mãe, mulher, avó, amante, foi essa que quis filmar”, acrescentou.

Lídia Muñoz partilhou no Instagram a capa do filme e refletiu sobre a experiência. “Não sei se é um filme, se é um documentário, se é um lugar de verdade ou de memória, sei que ali vejo a minha avó, como a vejo todos os dias, sei que existe verdade e que um dia será uma memória”, escreveu na legenda.

Numa forma de agradecimento a jovem atriz continuou: “agradeço-lhe tudo o que me ensina, tudo o que me dá e digo-lhe que tentarei estar à altura do testemunho que me dá e que se eterniza neste filme que chega como uma carta, escrita a muitas mãos, a tantas jovens atrizes”.

Leia também: Eunice Muñoz exigiu regresso aos palcos: “Estivemos para cancelar o espetáculo”

Relacionado: