fbpx

Cristina Caras Lindas: “Já estive em coma, já estive a morrer, isto é a pior coisa”

Cristina Caras Lindas foi diagnosticada com zona e o sofrimento tem sido muito...

Duarte Costa
2 min leitura
Instagram

Cristina Caras Lindas participou no TVI Extra desta segunda-feira para testemunhar a sua luta contra a Zona, uma doença infeciosa provocada pelo vírus Varicella-Zoster.

Eu já estive em coma, já estive a morrer, isto é a pior coisa do mundo“, começou por desabafar a apresentadora que completou 63 anos no passado mês de janeiro. De seguida, deixou um conselho a quem a ouvia.

Quero pedir às pessoas que se vacinem, porque isto é horrível. Isto é a varicela que fica cá, porque nós todos ficamos com ela até ao fim da vida. E um dia ela acorda ou não acorda, e em mim acordou. O que é que ela fez? Devastou-me o corpo inteiro“, lamentou.

De acordo com a página do Hospital Lusíadas, “a zona ou herpes-zóster é uma doença infeciosa que só se manifesta em pessoas que já tenham tido varicela“.

O vírus da varicela fica adormecido e é reativado mais tarde, normalmente em pessoas mais velhas, ainda que também possa afetar crianças, como explica Pedro Ponte, coordenador da Unidade de Dermatologia do Hospital Lusíadas Lisboa“, acrescenta.

Os principais fatores de risco são “idade avançada; sistema imunitário debilitado (pessoas que receberam um transplante, que estão a fazer tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, que têm linfomas, leucemias, SIDA); contacto com outra pessoa com varicela ou herpes-zóster; cirurgias à coluna; uma infeção ou um traumatismo grave (não necessariamente na coluna)“.

A vacina contra o herpes-zóster não assegura uma proteção total, mas diminui a probabilidade de se sofrer da doença, estando aprovada para pessoas com mais de 50 anos.

Leia também: Chocante! Cristina Caras Lindas revela fotografias do seu corpo após ser diagnosticada com doença