fbpx

Coroação de Carlos III: a lista das grandes ausências e quem não foi convidado

A coroação de Carlos III, que se realiza este sábado, 6 de maio, terá "apenas" 2.000 convidados. Fique a saber quem não foi convidado.

Pedro Vendeira
3 min leitura
Instagram

Há já algum tempo que é do conhecimento geral que os eventos dignos de nota da monarquia britânica se destacam pela sua singularidade. A coroação de Carlos III, que se realiza este sábado, 6 de maio, terá “apenas” 2.000 convidados, um número significativamente inferior ao de outras cerimónias semelhantes, como a coroação da Rainha Isabel II em 1953.

Esta decisão foi tomada pelo próprio rei, que tinha manifestado o seu desejo de um evento de menor dimensão. Fiquei a saber quem não assistirá à coroação e quem não foi convidado.

Na sequência das polémicas com a família real, o Príncipe Harry, o filho mais novo de Carlos, estará presente na coroação. No entanto, a sua esposa, Meghan Markle, que reside atualmente com ele nos Estados Unidos da América, não estará presente na ocasião devido a vários fatores, um dos quais a celebração hoje do quarto aniversário do filho, Archie.

A primeira dama dos Estados Unidos, Jill Biden, representará o marido, o presidente Joe Biden, na coroação do rei Carlos III. Este facto mantém uma tradição de longa data, uma vez que nunca nenhum líder americano esteve presente numa coroação de um monarca britânico. O presidente Biden tem uma visita agendada ao Reino Unido para breve.

Foi noticiado que a maioria dos 24 duques não-reais da Grã-Bretanha também não estará presente na coroação de Carlos III, uma vez que não receberam qualquer convite. Estas ilustres figuras foram presenças marcantes em cerimónias anteriores, uma vez que usam trajes de coroação e coroas. Carlos III manifestou o desejo de reduzir a lista de convidados, o que deixou estes duques de fora. No entanto, nem toda a gente recebeu bem a notícia, com o Duque de Rutland a expressar o seu desapontamento Ao jornal Daily Mail, afirmando que famílias como a sua desempenharam um papel importante na manutenção da família real durante mais de mil anos.

Uma ausência notável durante a coroação de Carlos III é Sarah Ferguson, a ex-mulher do Príncipe André, que ainda reside com o ex-marido numa propriedade pertencente à família real em Windsor. Da mesma forma, Charles Spencer, o irmão mais novo da princesa Diana, não foi incluído na coroação. Segundo O tio de William e Harry, não foi convidado a assistir à coroação do cunhado.

No que diz respeito aos representantes do parlamento na cerimónia, é de notar que, embora estejam presentes, os seus cônjuges não estão autorizados a acompanhá-los.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com