fbpx

Constança Braddell agradece aos portugueses: “Isto é a verdadeira prova que a união faz a força”

A Televisão
3 min leitura

Constança Braddell tem 24 anos e sofre de fibrose quística. A jovem regressou às redes sociais para agradecer a contribuição dos portugueses.

Constança Braddell está internada no Hospital Pulido Valente, ligada a uma máquina de oxigénio para conseguir respirar. Depois de fazer um apelo na internet a pedir ajuda, e do mesmo superar todas as expectativas, a jovem, de 24 anos, regressou às redes sociais para “manifestar” a sua “gratidão” pelo contribuição dos portugueses.

O medicamento Kaftrio/Trikafta já foi aprovado pelo Infarmed. Para além de Constança, mais 13 doentes que sofrem da mesma patologia vão poder aceder agora ao medicamento.

Esta manhã, o pai e irmã de Constança Braddell, marcaram presença no programa ‘Casa Feliz’, da SIC.

Finalmente consegui vir aqui manifestar a minha gratidão pela vossa generosa contribuição para a aquisição do Kaftrio, que é neste momento a minha única salvação. Nunca pensei que poderia vir a ter esta dimensão, e por isso estarei eternamente grata. Isto é a verdadeira prova de que a união faz mesmo a força!“, começa por escrever na sua conta de Instagram.

Constança Braddell explica ainda o que irá fazer com o valor angariado (mais de 200 mil euros).

De momento, aguardamos confirmação por parte do Infarmed para o financiamento contínuo e a longo prazo do Kaftrio e não apenas durante os meses que foram prometidos, pois este é um medicamento que tomarei para o resto da vida. O valor angariado manter-se-á intacto e apenas será utilizado caso o financiamento seja cessado ou interrompido por alguma razão que me transcenda“, acrescenta.

“Assim que tenhamos a confirmação efectiva relativamente ao financiamento a longo prazo do Kaftrio, nesse momento tanto eu como a minha família estaremos confortáveis em designar um fim legítimo e nobre para este montante que tão generosamente todos me doaram mas adiantando já que visa a comunidade de Fibrose Quistica em Portugal, na esperança que mais ninguém tenha que vir a passar pelo mesmo que eu”, esclarece.

Por fim, a jovem, promete continuar a lutar até ao fim, “para que todos tenham equidade e igualdade no acesso a este e qualquer medicamento que nos possa salvar a vida. A saúde é um direito de todos nós e não pode nem deve ser negado a ninguém. Questões burocráticas não se podem sobrepor à vida.
É no fundo a coisa mais importante que nós temos e sem ela nada mais importa! OBRIGADA”, remata Constança Braddell.

Leia também: Família real reage a entrevista de Harry e Meghan Markle: “Toda a família está triste…”

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.