fbpx
Famosos

Christian Eriksen. Famosos revoltados com canais de televisão: “Sem qualquer pudor, respeito”

Christian Eriksen
Reprodução

Christian Eriksen desmaiou em campo, durante o jogo entre Dinamarca e Finlândia, referente à 1.ª jornada do grupo B do Euro’2020. As imagens desse momento correram o Mundo.

Christian Eriksen, o médio dinamarquês perdeu os sentidos, caiu no relvado e o jogo entre Dinamarca e Finlândia foi imediatamente interrompido. As imagens dos momentos de aflição foram transmitidas no Mundo inteiro e repetidas por várias horas em muitos canais de televisão.

Várias figuras públicas recorreram às redes sociais para demonstrar o desagrado pelas imagens transmitidas.

Enquanto a esmagadora maioria dos média continua a repetir ad nauseam os segundos de um homem a desfalecer, lavemos as vistas com este frame. Um grupo de campeões mortificados protege a fragilidade dum irmão.“, escreveu Luís Filipe Borges.

O humorista Diogo Faro mostrou a sua revolta com o que alguns meios de comunicação fizeram, criando galerias de fotografias com o momento em que Christian Eriksen caiu inanimado no chão, bem como da mulher e irmã que estavam a assistir ao jogo no estádio.

Os vários canais de televisão fizeram questão de passar – reitero – consecutivamente o momento em que o Eriksen cai inanimado no chão, assim como as imagens da sua mulher num pranto, desconsolada, num sofrimento cuja dimensão eu estou longíssimo de imaginar. O Correio da Manhã e o Record publicaram logo uma galeria de fotografias tanto dela como da irmã de Eriksen. Audiências, cliques e o dinheiro a entrar.

Capitaliza-se a tragédia porque a ganância se sobrepõe, sem qualquer pudor, a qualquer decência, respeito ou resto de empatia pelo próximo. Devia envergonhar-nos enquanto humanidade que tenhamos chegado aqui, e nada representou tão bem o declínio desta sociedade do espectáculo, que não se furta a absolutamente oportunidade nenhuma de lucrar com a tragédia humana, que terem sido os amigos e colegas do Eriksen a formar uma barreira em volta deste para que a sua privacidade fosse preservada.

Que não esqueçamos quem toma estas decisões, quem põe sempre o dinheiro acima da condição humana. Mas mais que isso, que recordemos quem deve ser recordado.  Além dos jogadores da Dinamarca, os adeptos finlandeses e dinamarqueses que se uniram a cantar pelo Eriksen, e os jogadores da Finlândia que aplaudiram a reentrada em campo dos colegas de profissão (muito mais do que adversários) aquando do reatamento do jogo.

Perante o choque da fragilidade da vida e na inevitabilidade da morte que se nos assola num momento destes, e mesmo perante a desfaçatez de quem respira ganância, é o amor uns pelos outros que nos reconforta e apazigua a incerteza da existência.”

Leia também: Euro 2020: Calendário de transmissões de todos os jogos na RTP, SIC, TVI e Sport TV

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News