fbpx

Chef Miguel Rocha Vieira com Fábrica de Pastéis de Nata em Lisboa

Pedro Vendeira
3 min leitura

Manteigaria

Miguel Rocha Vieira, Chef considerado como um verdadeiro embaixador de Portugal em Budapeste ao ter renovado pela quinta vez consecutiva a sua estrela Michelin (primeira na Hungria), enquanto dirigente do Costes Restaurant naquela cidade,  abraça agora em Portugal  a Manteigaria, fábrica de pastéis de nata, situada na coração da capital portuguesa.

Diversas vezes questionado acerca de quando estaria planeado o seu regresso a Portugal, o Chef Miguel Rocha Vieira divulga agora o negócio da Manteigaria, um pequeno espaço com fachada Arte Nova virada para a Praça Luís de Camões, que já foi sede da antiga manteigaria união, albergando agora a “fábrica de pastéis de nata”. Produzidos de forma artesanal e usando apenas ingredientes tradicionais, todo o processo de fabrico está à vista. Aberta todos os dias e encerrando apenas à meia-noite, esta fábrica honra a nossa capital ao homenagear Lisboa com uma oferta do ex-libris da pastelaria portuguesa.

Incontornavelmente reconhecido pelo grande público ao ter participado na edição portuguesa do formato de sucesso internacional de cozinha MasterChef, emitida pela TVI, o Chef Miguel Rocha Vieira conquistou os portugueses pelas técnicas de cozinha, a sua exigência durante o programa e também pelo relacionamento que foi construindo com os concorrentes, tendo inclusivamente convidado um deles – Filipe Neves – a estagiar no seu restaurante, em Budapeste.

O conhecido como jurado “mauzão” do MasterChef trocou Cascais por Londres aos 20 anos, trabalhou em alguns dos melhores restaurantes europeus e desde há seis anos que dirige o Costes, em Budapeste. Personalidades como Angelina Jolie, Brad Pitt ou Jeremy Irons já lá comeram e foram à cozinha elogiá-lo.

Como afirma o Chef Miguel Rocha Vieira, “saí de Portugal em 1999 e o meu desejo de voltar tem sido cada vez maior. A participação num programa televisivo e os convites que tenho recebido para participar em acções e workshops de culinária em Portugal reacenderam uma certa vontade  de regresso. Resolvi pegar num produto tão nosso, ajudado pelo mestre pasteleiro Rogério Loupas, e apurar uma receita artesanal que, modestia à parte, é deliciosa. Talvez se siga um restaurante…”

Pode encontrar a Manteigaria na Rua do Loreto, 2 – 1200-242 Lisboa e encontra-se aberta de segunda a domingo das 08h00 às 00h00.

Relacionado:
Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com