fbpx

Catarina Raminhos recorda “gravidez difícil” da filha mais nova: “Supostamente, existiam apenas 22 crianças no mundo”

A companheira de António Raminhos explicou, ainda, que "até hoje, e depois de uma carrada de exames que já fez, nunca se encontrou qualquer “estrago” provocado por esta falha".

A Televisão
3 min leitura
Instagram

Catarina Raminhos e António Raminhos viveram um período difícil durante a gravidez da filha mais nova. Ainda antes de nascer, Maria Leonor recebeu um diagnóstico de uma doença rara, provocada por uma falha num cromossoma: uma síndrome de delação cromossomática.

Este domingo, dia 11, a influencer voltou a desabafar sobre o assunto, através da publicação na sua página de Instagram. Na legenda de uma fotografia onde surge ao lado da enfermeira que a acompanhou no parto, Catarina Raminhos começou por escrever: “A Maria Leonor nasceu num parto bem fácil, depois de uma gravidez bem difícil. A equipa médica do Santa Maria sabia do relatório da genética, acerca de uma falha num cromossoma, que teria dado origem a uma deleção (ou doença rara). Supostamente, existiam apenas 22 crianças no mundo iguais à Maria Leonor – com a mesma falha, no mesmo cromossoma”.

Apesar de saber do diagnóstico, a criadora de conteúdos digitais afirma que “naquele 18 de junho”, estava “tranquila”. “Tinha trabalhado muito interiormente para isso e estava preparada para a conhecer e para cuidar dela “viesse como viesse”, como dizíamos em casa, entre nós”, contou.

O que é certo é, felizmente, que o prognóstico não foi o esperado. ” Assim que se deu a expulsão e ma colocaram ao peito, peguei nela pelas axilas (quase como no Rei Leão) e virei-a, examinando-a. Procurava “falhas”, procurava o efeito da maldita falha no cromossoma. E é neste momento tão fora de tudo, que uma enfermeira coloca a mão sobre o meu braço, abre muito os seus olhos doces e diz com muita calma “ela é perfeita, mãe””, relata.

“Era tudo o que eu precisava de ouvir. Depois disto, segurei a minha filha no peito e chorei muito, eu e o pai dela. Lembro-me de ter agradecido o melhor presente que o universo me podia ter dado”, acrescentou.

Catarina Raminhos deixou uma mensagem especial à enfermeira em questão, Inês Costa Simões, de forma a assinalar o seu dia de aniversário, garantindo que “há-de estar para sempre ligada a esse momento único e feliz”. 

A companheira de António Raminhos explicou, ainda, que “até hoje, e depois de uma carrada de exames que já fez, nunca se encontrou qualquer “estrago” provocado por esta falha”. “É só uma personagem que tão depressa nos leva à gargalhada como ao desespero”, rematou.

Relacionado:
Siga-me:
Redactor.