fbpx

Catarina Gouveia revela ‘regra de ouro’ para a filha dormir bem

Carolina Pereira
3 min leitura

Catarina Gouveia tem usado um truque infalível para que a pequena Esperança tenha o descanso necessário.

Na passada quarta-feira, dia 14 de setembro, Catarina Gouveia recorreu à sua conta de Instagram para esclarecer uma dúvida de uma seguidora, relacionada com truques para que um bebé consiga dormir bem.

A atriz revelou as suas dicas para pôr a pequena Esperança a dormir, uma vez que nos primeiros três meses da menina, não tinha uma rotina estabelecida.

Nos primeiros três meses não tive uma rotina de horários de sono implementada e definida. Contudo, imperou uma regra de ouro: não deixar a Esperança mais do que 1h/1h15 seguida acordada. Esta é uma dica que aprendi com A Mãe Adormecida”, começou por escrever nos instastories.

Há bebés e bebés. Às vezes, em certos dias, percebia que a janela de tempo acordada era inferior a 1h, por exemplo 45 minutos. Começava a dar sinais de sono como: bocejar, coçar as orelhas, esfregar os olhos, olhos/sobrancelhas vermelhos, irritação“, contou.

Agora, já temos liberdade para esticar até 2h consecutivas acordada. No entanto, sigo sempre atenta. Quando dá sinais de sono, dorme, independentemente do tempo que tenha passado. Quando me perguntam se ela teve ou tem cólicas, faço sempre questão de abordar o sono (e o colo) mas, essencialmente, as janelas de vigília. Muitas vezes, os bebés estão demasiado tempo acordados, com barriguinha cheia, fralda mudada, tudo (aparentemente) bem, mas eles não conseguem parar de chorar e culpamos as cólicas”, explicou.

Catarina Gouveia referiu ainda que, por vezes, o choro dos bebés está relacionado com o facto de passarem demasiado tempo acordados, o que provoca um certo nervosismo que faz com que não consigam relaxar e adormecer.

Por fim, e já com a bebé ao colo, a atriz gravou um pequeno vídeo onde dá um último conselho às mamãs.

Há uma frase que uma vez num livro a propósito do sono dos bebés e de eles se sentirem tranquilos e relaxados para conseguirem adormecer… Li esta frase e nunca mais me esqueci: «tente adormecer sabendo que tem um ladrão em casa». Era algo deste género. Nós, adultos, temos de nos sentir minimamente confiantes, seguros, para cair naquele sono profundo. E os nossos bebés é igual”, concluiu.

Leia também: Catarina Gouveia recebe comentário desagradável e responde com ironia: “Desculpem. Faltou esta super dica…”

Relacionado: