fbpx

Carolina Deslandes assume culpa na polémica da ‘apropriação cultural’: “Nunca foi minha intenção”

A Televisão
4 min leitura

Rita Pereira está ‘debaixo’ de fortes críticas após partilhar a sua mudança de visual a cantar e dançar ao som da nova música de Irma.

Rita Pereira está envolvida numa nova polémica após partilhar um vídeo da sua transformação de visual, em que surge a cantar e dançar ao som de ‘Filha da Tuga’, de Irma. Carolina Deslandes é a autora da letra e já reagiu ao assunto.

Na letra do novo tema de Irma, é possível ouvir-se: “Sou branca para os pretos, para os brancos sou preta”.

Desde então têm sido muito comentários negativos nas redes sociais e o vídeo foi também ‘criticado’ por Mafalda Fernandes, na página de Instagram @quotidianodeumanegra: “Isto aqui não é um ataque direto ou algo do género. Até porque sinceramente não conheço a Rita Pereira de lado nenhum. Nunca tive com a pessoa, portanto, eu não tenho nada contra esta pessoa. No entanto, acho que tenho de deixar claro, dado que isto é uma página de combate ao racismo, que o último vídeo da Rita Pereira é apenas e só detestável”.

Mafalda Fernandes critica ainda a escolha de Irma em Carolina Deslandes para escrever o tema ‘Filha da Tuga’. “Por vários motivos. Começando pelo facto que a cantora desta letra (Irma), da música que a Rita Pereira estava a cantar, foi pedir a pessoas brancas (Carolina Deslandes), para que de certa forma escrevessem esta letra. Irma eu até compreendo que estejas a passar por algum problema de identidade mas daí a escolhermos pessoas brancas para virem falar de como é que nós negros nos sentimos, é no mínimo ridículo”, acrescentou.

Não ficando indiferente, Carolina Deslandes recorreu aos comentários da publicação para esclarecer: “Alô! Fui eu que escrevi a canção da Irma, e não a escrevi com nenhum pretensão de viver uma realidade que não é minha ou de me apropriar de nada, simplesmente ela é a minha melhor amiga e eu só pus em verso as coisas que ela me dizia que sentia diariamente. Acho que esse é o trabalho do poeta – entregar-se à história do outro. Peço desculpa se isso ofendeu de alguma forma, nunca foi a minha intenção”.

“E a Irma não veio ter comigo a pedir a canção, eu fiz a canção porque é uma conversa que temos diariamente e eu quis meter em verso aquilo de que falávamos. Só. A culpa é minha. Peço mais uma vez desculpa se ofendi alguém e se pareceu que a intenção foi de apropriação. Não foi isso que quis fazer”, garantiu.

Carolina-Deslandes-Polemica-Apropriacao-Cultural

Ainda na crítica que fez a Rita Pereira, Mafalda Fernandes apontou o facto de a atriz estar a namorar com uma pessoa negra. “Posteriormente a isso, Rita Pereira, o facto de tu namorares com uma pessoa negra, o facto de tu teres um filho negro, não te dá o direito de vir para as redes sociais fazer qualquer tipo de comentário sobre a comunidade negra, utilizando tranças e recebendo comentários como ‘sou exótica’ o que é isto gente?”,  questionou.

E terminou: “Em que mundo é que nós estamos a viver? Quantos artigos é que tu leste sobre racismo Rita Pereira? O que é que tu sabes sobre o tema? Diz-me. Ou isto é só uma questão de: namoramos com pessoas negras, podemos dizer o que quisermos, compreendemos tudo, podemos formular opiniões. Racismo não é opinião, nunca foi nem nunca será”.

Leia também: Rita Pereira reage à polémica da apropriação cultural: “Não és preta”

Siga-me:
Redactor.