fbpx

Bruno Nogueira aplaude Ruy de Carvalho com um texto emocionante

Duarte Costa
3 min leitura
Redes Sociais

Bruno Nogueira elogiou a postura que, aos 94 anos, Ruy de Carvalho mantém perante a vida.

Na sequência da entrevista que Ruy de Carvalho cedeu a Manuel Luís Goucha, na TVI, Bruno Nogueira dedicou um emocionante texto ao carismático ator de 94 anos.

Na rede social Instagram, o anfitrião de ‘Princípio, Meio e Fim’, da SIC, refletiu acerca do envelhecimento e de como Ruy de Carvalho o tem feito tão bem. “Há pessoas, como o Ruy, que são mais novas que nós todos juntos. Porque com 94 anos, tem nele o espanto de todas as idades ao mesmo tempo“, escreveu.

Leia aqui o texto completo:

«Envelhecer é duro. Seja a idade muita ou pouca. Causa amargos de boca, sede de tempos que já foram, fúrias de não sermos quem fomos. Há qualquer coisa que teima em apagar-se, e a vida não é meiga a marcar passo.

Ao ver uma entrevista feita pelo Manuel Luís Goucha ao Ruy de Carvalho, surge uma esperança imensa em ver o que o Ruy, com os seus 94 anos, fez com todas essas rasteiras que o tempo vai pregando: desdobrou-se em delicadeza e generosidade pelas gerações mais novas, em esperança no que está por vir para ele e sobretudo para os outros. Em espanto. E numa triste, porém lúcida, consciência de que os tempos mudaram, e talvez certas delicadezas se tenham perdido. Mas que tudo há de encontrar o seu devido lugar.

Pessoas mais velhas que olham para gerações vindouras e repetem em surdina a frase “no meu tempo é que era”, desligam-se do tempo presente. Assim como gerações mais novas encostarem gerações mais antigas a um canto, esquecendo-se que também eles o vão ser, desliga-os do tempo futuro. A aparente imortalidade da juventude traz com ela uma crueldade que choca de frente com quem já não o é. E é aí que começa o desencontro.

Envelhecer bem é uma arte tão bonita como difícil. O Ruy, sem o saber, deu uma aula comovente sobre como o fazer. Especialmente nesta profissão, que envelhece corpo e ego. E é por isso que há pessoas, como o Ruy, que são mais novas que nós todos juntos. Porque com 94 anos, tem nele o espanto de todas as idades ao mesmo tempo. Agora.»

Leia também: Nora de Maria João Abreu revela imagem inédita da atriz