Famosos

Bronca! Princesa belga detida e “sob investigação”

A casa real da Bélgica foi surpreendida esta sexta-feira, 11 de outubro, com a detenção da princesa Esmeralda. A detenção terá acontecido durante um protesto do movimento ativista ambiental Extinction Rebellion, em Londres, Inglaterra.

Esmeralda, filha do antigo rei da Bélgica, Leopold III e da princesa Liliana, é uma grande ativista ambiental, não sendo a primeira vez em que se envolve num protesto similar.

A princesa, de 63 anos, acabou por ser posta em liberdade, mas permanece ‘sob investigação’, de acordo com a estação de televisão RTL.

A princesa reagiu entretanto e sublinhou que “através da sua mobilização, os grupos do Extinction Rebellion estão a criar um novo discurso. Até agora, todas as manifestações e outras tentativas de fazer as autoridades agirem resultaram em boas palavras e compromissos raramente seguidos por ação concreta”.

De sublinhar que o movimento Extintion Rebellion nasceu em 2018 e lançou na segunda-feira, dia 7 de outubro, uma vasta agenda de ações para forçar os governos a agir perante as alterações climáticas e outras questões ambientais.

Desde segunda-feira mais de mil ativistas foram detidos em Londres, segundo dados apresentados pela polícia britânica.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News