fbpx

Bibá Pitta sobre filha Madalena: “Foi feita com tanto amor que o cromossoma dela triplicou”

"Ela nasceu princesa e eu sou a aia dela, sou a cuidadora dela e quererei ser até ao fim."

Ana Ramos
4 min leitura

Bibá Pitta esteve, esta quinta-feira, no “Dois às 10”, na TVI, para falar sobre o lançamento do seu livro “As Tuas Asas”.

“É um sonho concretizado”, afirmou, referindo que é uma “homenagem a todas as pessoas diferentes, é uma voz”.

“Eu queria um conto, uma mensagem ilustrada, não só para as crianças, mas também é muito mais fácil para quem tem dificuldades. Visualmente, quando tu vês um desenho, a emoção está lá. Tem frases muito curtinhas, que é para toda a gente conseguir perceber a mensagem e se conseguir ensinar e passar essa mensagem”, continuou Bibá Pitta.

“De facto, acredito que todos voamos, mas nós temos de respeitar os voos de cada um. Muitas vezes, não temos paciência, porque vamos sempre com muita aceleração e cada um tem o seu ritmo e cada um tem de respeitar e amar as pessoas por aquilo que elas são e não pelo que queremos que elas sejam”, disse Bibá Pitta.

“Acho que educar e ajudar a educar estes filhos é completamente diferente. Demoram mais tempo, temos de esperar pelo tempo deles. É outro mundo. Aprende-se, vive-se e, quando é filho, é com amor. Tudo o que é com amor segue em frente”, comentou Bibá Pitta.

Mais à frente, Bibá Pitta sublinhou: “Se alguma vez eu tivesse vergonha da minha filha, ou tivesse de a esconder, primeiro, tinha de ir eu porque sou mãe dela. Vou dizer-te porquê que ela nasceu assim. Porque ela foi feita com tanto amor, tanto amor, foi tanto amor que o cromossoma dela triplicou”.

Bibá Pitta confessou que teve “muito medo” de falhar com os filhos: “A atenção que nós, de repente, temos de dar a estes bebés… é um mundo que não se conhece, é um bebé que precisa mais e, depois, os outros também são pequeninos”.

“Também explicar às pessoas que, se eu estou sempre por detrás da Madalena – e aqui falo das asas –, é porque ela precisa. Quem me dera que a Madalena chegasse aqui e estivesse aqui sozinha, mas não, tenho de a acompanhar. Ela nasceu princesa e eu sou a aia dela, sou a cuidadora dela e quererei ser até ao fim”, garantiu Bibá Pitta.

Bibá Pitta referiu que não pensa “muito no futuro, porque senão não vivia bem”: “O que eu faço é todos os dias tentar educar os meus filhos de maneira a que eles percebam que a união, o amor, dedicação uns aos outros é muito importante numa família”.

“Às vezes, há coisas pequeninas a que nós não ligamos e que o outro precisa e temos de ir, temos de estar, temos de dar valor. Isto é muito importante. Também não é preciso falar muito. Acho que está tudo dito, está tudo organizado. A Madalena nunca sairá da casa dela”, completou Bibá Pitta.

“A única coisa que tenho a certeza quando me for embora é que nunca ninguém vai gostar tanto nem tratar tão bem nem cuidar tão bem da minha filha. Eu sou mãe dela e esse papel não se substitui”, concluiu Bibá Pitta.

Veja aqui, aqui e aqui uma parte da conversa.