fbpx

Após ser criticado por cancelar concerto, Fernando Daniel coloca um “ponto final”: “Jamais poderia pôr em risco…”

Tiago Ferreira
5 min leitura
Instagram

Fernando Daniel iria aturar em Boticas, no distrito de Vila Real, mas cancelou o concerto minutos antes do início do espetáculo.

Fernando Daniel usou a sua conta de Instagram, na noite desta sexta-feira, 5 de agosto, para anunciar o cancelamento do seu espétaculo em Boticas, no distrito de Vila Real, minutos antes do início do mesmo. O cantor explicou que tinha falta de condições na estrutura montada para o concerto.

“Lamento imenso, é uma situação que é completamente alheia à minha responsabilidade e à da minha equipa. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para conseguir executar o concerto até à cerca de meia hora atrás, mas não é possível, o palco não tem as condições de segurança necessárias”, afirmou, na altura.

Nas redes sociais, muitos fãs acabaram por deixar duras críticas ao cantor, como pode recordar aqui. Para colocar um “ponto final”, Fernando Daniel emitiu um comunicado onde responde às questões dos seguidores.

Ao ser acusado de “vedetismo” e “excêntrico”, o artista afirmou: “Já atuei em bares, na rua, já atuei rodeado de fardos de palha, já atuei encostado a uma máquina de gelados. Sempre com gosto e admiração pela música. Não nasci num berço de ouro nem com o rabo virado para a lua. Não venho de uma família rica, sei que o pouco pode ser muito, basta ser feliz com o que se tem. Portanto jamais pedirei aquilo que não mereço”, começou por dizer.

De seguida, explicou o motivo pelo cancelamento do concerto. “Todos os espetáculos têm um rider técnico que é enviado para a organização do espetáculo […] Os riders existem para definir e assegurar o espetáculo, tanto na sua qualidade técnica como na garantia de segurança para todos os intervenientes e público. No caso do concerto de ontem os elementos (que constavam no rider técnico) necessários para garantir a segurança, não foram assegurados”.

“O palco no seu centro, é composto por uma estrutura. As TRUSS que compõe essa estrutura que serve para segurar Ledwall, luz, robótica, adereços etc. As TRUSS que lá estavam não eram indicadas para o material necessário. Estavam a segurar quase o dobro do que é permitido, portanto, estavam em sobrepeso e a forçar em demasia os pontos de sustentação da mesma. Quebrando os pontos de sustentação passa a não haver sustentação, não havendo sustentação as TRUSS caem”, afirmou ainda.

O cantor explicou ainda que o peso das TRUSS estava acima do limite permitido e que “não garantiam a segurança necessária de que aguentariam com o equipamento que nelas estava suspenso”. “Caindo uma ou duas TRUSS, ou até mesmo uma só máquina nela supensa, estamos a falar de um peso brutal a cair em cima de pessoas. Pode efetivamente acabar com a vida de alguém. Jamais poderia pôr em risco a minha vida, a vida da minha equipa e consequentemente a vossa também”, garantiu.

Fernando Daniel frisou ainda que não comunicou o cancelamento do espetáculo mais cedo, uma vez que lhe foi informado que o palco, às 16h da tarde, “ainda estaria a ser preparado e por isso é que a minha equipa ainda não teria montado nada”. “Ao que me foi explicado pela minha equipa que estariam a tentar resolver a sustentação das TRUSS que claramente estavam em sobrepeso”, afirmou.

Por fim, deixou uma mensagem ao presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, e revelou que “oferece um espetáculo à cidade se assim o Presidente, a população de Boticas e aqueles que me foram ver o pretenderem”.

Ora veja:

Leia também: Após cancelar concerto à ‘última hora’, Fernando Daniel é criticado: “Ao menos vinhas dar a cara e pedir desculpa”

Relacionado: