fbpx

António Carvalho recorda tentativa de suicídio: “Fui acumulando essa dor”

"Os sinais estão lá, eu tinha esses sinais, e fui desvalorizando, até que um dia chegou o momento em que nos enchemos de coragem e queremos acabar com a vida".

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Mais de quatro meses depois de ter publicado, a 9 de outubro, uma mensagem de despedida nas redes sociais, e de ter gerado o pânico por entre familiares, amigos e seguidores, António Carvalho está de regresso ao ativo.

O ex-concorrente do programa O Amor Acontece, da TVI, e comentador do Sem Filtro, rubrica do A Televisão que foi emitida entre 2022 e 2023, partilhou um vídeo através do qual explicou que começou a ficar doente desde o falecimento da companheira, há oito anos, e que foi desvalorizando os sinais de depressão que foi sentindo, ao ponto de ter começado a planear a própria morte.

No fundo, as nossas experiências também servem para ajudar pessoas e muitas vezes os sinais estão lá. Temos falta de apetite, temos falta de sono, um pequeno problema torna-se um grande problema… Mudamos de humor constantemente. Os sinais estão lá, eu tinha esses sinais, e fui desvalorizando, até que um dia chegou o momento em que nos enchemos de coragem e queremos acabar com a vida“, começou por explicar.

É algo que não planeamos. Simplesmente, durante esse processo todo, pensamos na morte, pensamos no fim, cada vez pensamos mais. E, sem planear, um dia acordamos e pensamos que é nesse dia. Estamos cheios de coragem, cheios de coragem, e achamos que é hoje, que é naquele dia, e foi o que aconteceu comigo“, contou.

Na verdade, eu estava doente há oito anos, desde que a Sónia, a minha namorada, morreu. Fui acumulando essa dor. Levei cinco anos para me reconstruir e fui ficando cada vez mais doente. Fui desvalorizando todos os sinais. Comecei a pensar na morte, a pensar, a pensar, e um dia achei que era naquele dia. Felizmente, alertaram a polícia, a polícia chegou a tempo, e evitou o trágico“, recordou.

Depois disso, António Carvalho foi internado num hospital psiquiátrico durante cerca de duas semanas.

Durante este tempo todo tenho estado a tentar reconstruir-me, com consultas, com medicação, e também a nível profissional, preparando alguns projetos e também preparando o meu regresso ao digital“, revelou, antes de deixar um agradecimento a todos aqueles que se preocuparam com ele ao longo destes meses.

Muitas vezes, as pessoas diziam-me que eu era a companhia delas. Quero dizer que, durante todo este tempo que eu estive ausente, vocês foram a minha companhia. Estive atento às vossas vidas, ao que se passava, à vida dos famosos também. Desta vez, estive eu atento a todos vocês. Muito obrigado por todo o amor e todas as mensagens bonitas que me mandaram“, declarou.

Leia também: António Carvalho deixa mensagem de despedida: “A única coisa que queria era ser feliz”