fbpx

António Carvalho dá aula de História: “É este o significado do gesto do dedo do meio”

Duarte Costa
2 min leitura

António Carvalho partilhou uma lição junto dos seus mais de 13,5 mil seguidores.

Num registo fora do habitual, António Carvalho utilizou a rede social Instagram, esta terça-feira, para dar uma verdadeira lição de História. No caso, para explicar a origem do gesto do dedo do meio, que por norma é descrito como um insulto.

O dedo do meio. Poucos sabem que este gesto surgiu durante a Guerra dos 100 anos que, efetivamente, durou 116 anos (1337-1453), entre franceses e britânicos“, começou por escrever Tó Carvalhinho, como também é conhecido.

Antes da batalha de Crécy, no norte de França, a 26 de agosto de 1346, Felipe VI da França ordenou aos seus cavaleiros que cortassem o dedo médio da mão de todos os ingleses que seriam apanhados após a vitória, para que nunca mais pudessem usar o arco ou segurar convenientemente a espada“, revelou.

Os soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Os soldados de França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação“, explicou.

Depois da batalha, os vitoriosos ingleses triunfaram, mostraram aos franceses o seu dedo médio como símbolo de vitória“, acrescentou ainda António Carvalho.

Leia também: António Carvalho recebe denúncias de figuras públicas: “Têm medo de ir para a rua”

António Carvalho
Instagram
Relacionado: