fbpx

António Camelier revela distúrbio obsessivo: “É uma coisa muito mental”

A Televisão
3 min leitura

António Camelier foi o convidado do ‘Alta Definição’ deste sábado, dia 22.

O ator António Camelier foi o entrevistado de Daniel Oliveira no ‘Alta Definição’ deste sábado, dia 22.

O artista revelou que antes de participar no programa ‘A Máscara’, da SIC’ foi operado a uma hérnia discal, depois de ter alguns sintomas de que algo não estava bem, como dores na zona da coxa e demência.

Depois de fazer exames, o médico aconselhou-o a ser operado o mais rápido possível. “Ainda fiz 60 espetáculos”, revela o ator. ”Depois foi todo um processo de recuperação moroso. Até hoje. Ainda tenho o pé dormente e certas posições causam-me algum desconforto. Ficam sempre sequelas para o resto da vida. Já aceitei isso”.

Contudo, esta não foi a pior dor da sua vida. Aos 10 anos, António Camelier teve de ser levado para o hospital de urgência. Dois anos antes, o ator foi diagnosticado com Síndrome de Tourette – perturbação neurológica crónica que se traduz na presença de determinados tiques. “Aquilo foi galopando”, diz.

Este problema provocava-lhe angústia. “Não só para mim, mas essencialmente, à minha mãe, a pessoa que mais sofria com isto. Ela levou-me a psicólogos, psiquiatras, neurologistas, pai de santo, bruxas, foram tempos muito difíceis para mim”, confessa.

Na altura, António Camelier jogava futebol e num dia em que estava mais nervoso, o médico aconselhou a sua mãe a aumentar a dose do calmante. “Dormi bem e no outro dia não fui jogar. Depois do almoço, comecei a ficar com o corpo rijo, até que fiquei completamente paralisado. Fui para o hospital ao colo do meu pai e tive de ficar 24 horas em observação, pois tinha a tensão a 20”.

A partir desse dia, o ator mudou. “Disse à minha mãe que nunca mais tomava um único comprimido. Fui tendo cada vez mais autocontrolo e hoje em dia tenho aquilo que se chama de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)”, revela.

Em miúdo, António Camelier, chegou a ter a alcunha de “tiques”, mas o ator conseguiu sempre contornar a crueldade de algumas crianças. “O segredo, se é que há um, é não desvalorizar a situação, mas não dar tanta importância”.

Esta situação trouxe-lhe mais resiliência para lidar com as adversidades. “Hoje acho que sou melhor pessoa, porque ultrapassei muitos obstáculos na vida”.

António Camelier declara-se à namorada

António Camelier namora com a bailarina Vanda Gameiro, que define como uma “supermulher”. “É uma pessoa cheia de força, cheia de garra”, diz o ator.

Leia também: Jornalista da TVI sofre acidente em prova de Rali de Portugal

Siga-me:
Redactor.