fbpx

António Bravo indignado com o crescimento da comunidade asiática em Portugal

"Temos de começar a bater o pé ou acabamos comidos pelos outros", alertou António Bravo...

Duarte Costa
3 min leitura
António Bravo/Instagram

António Bravo, ex-concorrente do Big Brother, da TVI, lançou um desabafo sobre o crescimento de “restaurantes de kebabs, mercearias e lojas de telemóveis, propriedade de cidadãos oriundos da Península Indostânica“, em plena cidade de Lisboa. O comentário que fez no Instagram motivou uma série de reações por parte dos internautas.

Num tom mais sério, e porque acho mesmo que nós, enquanto cidadãos portugueses e, neste caso, alfacinhas, temos de começar a bater o pé ou acabamos comidos pelos outros… Não é uma questão de xenofobismo, intolerância ou falta de hospitalidade, que acho que até temos em exagero. Acho que é mesmo uma questão de não deixar que nos tirem a identidade do país e, neste caso, da nossa cidade“, começou por escrever.

Infelizmentem esta é a realidade que aumenta, de dia para dia, a olhos vistos! Eu vivo no Cais do Sodré e não dou um passo sem que me depare com restaurantes de kebabs, mercearias e lojas de telemóveis, propriedade de cidadãos oriundos da Península Indostânica. É este o nosso cartão de visita!? É esta a identidade do nosso país!? Caminhamos para nos tornarmos numa Almirante Reis em que, de cada vez que passo, não percebo se estou em Lisboa/Portugal!?“, questionou.

Onde é que está a regulamentação!? Se lá fora o fazem, por que é que aqui não podem fazer também!? O que é que nos impede!? Seremos um povo assim tão submisso que já não nos conseguimos impôr!? Mas será assim tão difícil acordarmos para o que se está a passar à nossa volta!? De termos uma voz e lutarmos, acima de tudo, pela nossa identidade como povo e como nação!?“, voltou a perguntar.

Aquilo que sinto que está a acontecer a olhos vistos é a nossa história e a nossa identidade a serem apagadas a pouco e pouco, sem que haja resolução aparente. E isso deixa-me de coração apertado…“, acrescentou ainda António Bravo.

Alguns seguidores reagiram e as opiniões dividiram-se. “Penso exatamente igual. Não podemos deixar que um pastel de bacalhau passe a ser um bolinho de bacalhau“, “Eu, (portuguesa) estive emigrada durante dez anos na Suíça. Ainda bem que nunca fui tratada da maneira que estás a tratar estas pessoas” ou “Não sei bem o que pensar neste tema, porque, se formos a ver bem, sushi, hambúrgueres, pizzas, pastas, tapas… Nada disto é português também” são alguns exemplos.

Leia também: António Bravo encontrou o amor através do TikTok: “É ótima pessoa”

Relacionado: