fbpx

Anitta está internada em São Paulo! Cantora brasileira explica o motivo

Duarte Costa
3 min leitura
Instagram

Anitta revelou na manhã desta terça-feira, dia 18, que está internada num hospital em São Paulo, no Brasil. Dada a preocupação gerada em muitos fãs, a cantora acabou por fazer um esclarecimento sobre o estado de saúde.

A todos os meus amigos que estão preocupados comigo e que me têm enviado mensagens, quero dizer que vim para o hospital depois da tour de modo a dar iniciar à preparação para uma cirurgia que já estava planeada“, começou por justificar a artista brasileira de 29 anos.

Eu tenho uma coisa que se chama endometriose, muito comum em milhões de mulheres um pouco por todo o mundo, embora não tão falada como deveria ser“, explicou.

Anitta revelou ainda que está bem, a ser tratada como deve ser e que irá continuar a manter toda a gente informada sobre a sua condição clínica.

O que é a endometriose?

De acordo com a página Saúde Bem Estar, a endometriose, de que Anitta sofre, é uma doença crónica que afeta mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de tecido endometrial fora do útero.

Este tecido, que habitualmente reveste a cavidade uterina, cresce no início do ciclo menstrual, transforma-se após a ovulação para permitir a implantação de um possível embrião e descama durante a menstruação para voltar a crescer no ciclo seguinte. O tecido fora do útero responde de forma semelhante, pelo que os ciclos repetidos de crescimento e descamação (hemorragia) levam a inflamação e fibrose, que por vezes se associa a coleções de sangue e restos de células endometriais, chamados de endometriomas, e apelidados de quistos de chocolate, pelo seu conteúdo castanho escuro“, explica.

A apresentação da endometriose pode variar desde um atingimento leve que passe despercebido ou provoque menstruações um pouco mais dolorosas até doença mais grave, como endometriose profunda, que atinge também orgãos fora do sistema reprodutivo, como o intestino. Localizações como esta, intestinal, são de difícil acesso cirúrgico“, acrescenta.

A mesma página revela ainda quais é que são os sintomas, de que modo é que pode ser feito o diagnóstico e quais os tipos de cura existentes. Leia aqui.

Leia também: Anitta pega na bandeira de Portugal e esclarece polémica: “Sempre soube que era esta…”

Relacionado: