fbpx
Famosos

Ana Rocha de Sousa duplamente premiada no Festival de Cinema de Veneza

ana rocha de sousa

Ana Rocha de Sousa venceu este sábado, dia 12, o prémio “Leão de Futuro”, de primeira obra, e o prémio especial do júri “Horizontes” no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, pela longa-metragem “Listen”.

Segundo o festival italiano, “Listen” foi distinguido com o prémio “Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis”, no valor de 100 mil dólares (cerca de 85 mil euros), e a realizadora portuguesa recebeu ainda o prémio especial do júri da secção competitiva “Horizontes”.

Dias antes da estreia mundial do filme em Veneza, Ana Rocha de Sousa falou sobre a criação do filme “Listen“. “Não é de todo um filme contra ninguém em específico, mas pretende levantar questões; se não haverá outras formas de salvaguardar o superior interesse destas crianças e destas famílias para lá da adoção. […] A grande dificuldade do tema são algumas definições demasiado subjetivas em termos legais que tornam o sistema muito falível”, disse.

Em relação à presença no festival de cinema de Veneza, Ana Rocha de Sousa, de 41 anos, relembrou a importância do festival.

“Estar em Veneza trouxe muito visibilidade ao filme. Existirá um ‘antes de Veneza’ e um ‘depois de Veneza’. Sou absolutamente grata ao facto de Veneza ter coragem de seguir e, de uma forma adaptada e nova, não deixar cair as coisas”, referiu.

Listen” tem coprodução luso-britânica, foi gravado nos arredores de Londres e conta com elenco português e inglês. Tem estreia prevista nos cinemas portugueses em 2021.

A 77.ª edição do Festival de Cinema de Veneza está a decorrer nos moldes tradicionais em tempos de pandemia de Covid-19.

Sinopse do “Listen”

Nos subúrbios de Londres, Bela e Jota enfrentam sérias dificuldades quando os ‘serviços sociais’, levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece nāo ter fim. Tudo se complica com o passar do tempo. ‘Listen’ retrata a desgastante luta pela uniāo da família após um erro irreversível.

Leia também: Cristina Ferreira “quebra o silêncio”: “Tomei decisões controversas”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

ATV News