fbpx

Ana Catharina recorda fase de depressão e de ansiedade: “O yoga não cura, mas ajuda”

Duarte Costa
3 min leitura

Ana Catharina lembrou que se assinala nesta terça-feira, 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga.

“Há exatos cinco anos, eu estava em Mysore na maior aula de yoga do mundo. São centenas de crianças, senhoras e senhores, jovens, uma multidão unida pelo yoga. É lindo de ver, mas ao mesmo tempo, uma loucura! Eu amo a Índia, porque é impossível entender a Índia racionalmente, é preciso vivê-la. Da mesma forma o yoga. Claro, você pode estudar a filosofia, mas você precisa praticá-la e senti-la”, disse a ex-concorrente do Big Brother 2020, da TVI, na rede social Instagram.

“O que eu quero dizer com esse post é que o yoga, ao contrário do que muita gente pensa, não é só para pessoas calmas. Eu mesma quando comecei a minha prática em 2006, estava vivendo períodos de fortes mudanças na minha adolescência. Cinco anos depois, minha formação como instrutora começou num período em que a depressão e ansiedade apareceram na minha vida”, recordou.

“Eu pensei, «preciso dar aula para me comprometer com a prática» e lá se foram 11 anos orientando. O yoga não cura, assim como nada cura problemas de saúde mental, mas ajuda demais no tratamento, te deixa com a autopercepção aguçada, você fica cada vez mais ninja em quando você está numa fase ansiosa, ou quando você está ficando mais depressiva e simplesmente você percebe o caminho de descida e pode escolher não continuar descendo. Ou se você já estiver lá em baixo, ela te ajuda a subir, se você está numa crise de pânico, ela te ajuda a notar sua respiração, seu corpo, seus batimentos…”, explicou.

“O yoga traz a capacidade de se perceber, de se conhecer e de discernir se o que está acontecendo com você é você ou é mais uma vez a ansiedade. E com o passar dos anos você percebe que ela é uma forte aliada e vai te ajudar o resto da sua vida. O que não significa que nunca mais irá se sentir ansioso ou depressivo porque infelizmente isso nem a ciência pode garantir. Mas o yoga vai poder lhe munir de ferramentas de autoconhecimento para você lidar melhor com você”, garantiu.

Leia também: Ana Catharina recorda o Big Brother 2020: “Não foi um mar de rosas, mas aprendi demais”