fbpx

A morte do Duque de Edimburgo e a reação de Kate e William

Alexandra Gomes
2 min leitura
Facebook

O Duque de Edimburgo, marido de Isabel II, faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 9 de abril. Kate e William, entre muitas outras personalidades, reagiram à perda.

O Duque de Edimburgo tinha 99 anos e era o marido de Isabel II, a rainha de Inglaterra. O principe Philip sofria de problemas cardiacos e esteve hospitalizado durante 28 dias, entre fevereiro e março deste ano, depois de ser submetido a uma cirurgia ao coração.

Num comunicado emitido pela família real, pode ler-se: “Foi com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anunciou a morte do seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real morreu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor…”.

Também Kate Middleton e William foram referidos na comunicação oficial do palácio: “A Família Real junta-se às pessoas de todo o mundo para lamentar a sua perda. Novos anúncios serão feitos na devida altura”.

Depois da rainha e da família real, o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson, também reagiu. “É em Sua Majestade e na família que os pensamentos da nossa nação devem voltar-se hoje, porque eles perderam não apenas uma figura pública muito amada e altamente respeitada, mas um marido dedicado e um pai orgulhoso e amoroso, avô, e nos últimos anos, bisavô”, declarou.

Depois do anúncio oficial têm sido várias as figuras públicas a manifestar o seu pesar pelo falecimento do Duque de Edimburgo. “Uno-me ao resto do Reino Unido e à comunidade no luto pela perda de Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo”, escreveu, por exemplo, Justin Welby, o Arcebispo de Cantuária.

Leia também: Duque de Edimburgo tentou impedir que neto Harry casasse com Meghan