fbpx
Famosos Música RTP TVI

100 anos de Amália! Herman José recorda a amizade que teve com a fadista

amalia-rodrigues-herman-jose-
Instagram / TVI

Caso fosse viva, Amália Rodrigues celebraria este mês o 100.º aniversário. O nascimento terá sido a 1 de julho de 1920, mas foi registada apenas a 23 de julho desse mesmo ano.

Assim sendo, o ‘Você na TV’, da TVI, decidiu homenagear aquela que é considerada, ainda, a maior fadista da história do nosso país. Herman José, grande amigo de Amália, esteve presente no programa e contou como ambos se conheceram, em 1989, quando a artista tinha 69 anos.

“Dessa proximidade nasce uma amizade que culmina no terceiro ato das nossas vidas. Muitos almoços tardios, muitos jantares até às tantas…”, recordou o comediante. Porém, algum tempo depois, uma tristeza súbita apoderou-se de Amália.

“Começou a entristecer imenso. Uma verdadeira tristeza. Não a tristeza poética que ela cantava, mas uma verdadeira tristeza, por não poder fazer mais aquilo que a alegrava na vida, que era cantar”, disse ainda Herman José.

Amália Rodrigues morreu em casa, em Lisboa, na manhã do dia 6 de outubro de 1999. Na noite anterior, tinha chegado do litoral alentejano, onde usufruiu daquelas que foram as últimas férias da sua vida.

Foi sepultada no Cemitério dos Prazeres, na capital, e transladada, posteriormente, para o Panteão Nacional, a 8 de julho de 2001. É lá que repousa perto de outras figuras ilustres da história de Portugal.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News