fbpx

Ano novo, velhos hábitos

Diana Casanova
2 min leitura

Falar_Televisao 2012

Mais um ano terminou e outro acaba de se iniciar. 2013 está aqui e com ele vêem as habituais surpresas e expectativas para ver o que nos reserva. Se já todos conhecemos bem o que por aí vem (sugiro a leitura da crónica do Fernando aqui), não deixa de ser curioso constatar que se prepara para ser um ano repleto de regressos e novas propostas.

De um lado temos uma RTP1 fragilizada e que apostará na produção de séries nacionais, incluindo séries de humor, tentando dar trabalho às suas maiores estrelas e tentar justificar os seus salários. De outro, temos uma SIC que muito tenta trazer formatos diferentes e novos para o panorama televisivo nacional, mas cujos resultados em boa verdade costumam ser flops, pelo menos no campo do entretenimento. Temos ainda uma TVI que continua apostada em trazer novamente formatos de sucesso como «A Tua Cara Não Me É Estranha» e este especial de «Secret Story» durante o primeiro mês do ano.

Contudo, aqueles que pensam que a SIC tenta inovar, estão, certamente, enganados, já que foram os remakes de novelas de sucesso que trouxeram o canal para a linha da frente no horário nobre, com «Gabriela» e «Dancin’ Days». São estes os formatos que vão segurando o canal de Carnaxide. Quanto à TVI costuma aproveitar os seus formatos até à exaustão, tendo vindo a ganhar na maioria das vezes com isso.

A verdade é que os portugueses são pessoas de hábitos. Não é por acaso que a saudade é um sentimento constante na maioria das formas de arte dos autores portugueses. Nós somos criaturas de hábitos. Resistentes à mudança e ao desconhecido. Somos na verdade cautelosos. Ora, como já ouvi por aí, temos a televisão que merecemos/queremos. Roupa velha das últimas décadas.

Que 2013 traga coisas novas. Que 2013 nos traga uma televisão melhor.

Se não puder ser, pelo menos que nos traga saúde para todos.

Redatora e cronista