Cabo

TVCine estreia 4 curtas portuguesas

4-curtas-tvcine

Em março o novo cinema português está em destaque no TVCine 2, com a noite de dia 17 dedicada a quatro curtas-metragens, de Telmo Churro, João Rosas, João Nicolau e Jorge Cramez. Os quatro trabalhos passaram todos por conceituados festivais de cinema, em Portugal e lá fora, com o reconhecimento da crítica e do júri e têm em comum o universo das crianças e adolescentes e a escola.

Em O Rei Inútil é contada a história de Tiago, um aluno repetente, finalista do ensino secundário, que se arrisca a chumbar novamente. Tiago está perante um dilema, o de mentir novamente à mãe, que tudo lhe perdoa, ou ceder à tentação de uma viagem com a nova namorada. Um filme com Pedro Neto, Joana Feijó, Bárbara Valentina, Manuel Mozos e Fernando Rebelo. Com esta curta o estreante Telmo Churro (que estudou cinema na Escola Superior Artística do Porto e na Escola Superior de Teatro e Cinema) venceu o prémio de Melhor Filme da Competição Nacional, Prémio Canal+ no 21o Curtas Vila do Conde.

Segue-se Entrecampos, de João Rosas, que segue a vida de Mariana, uma menina de 11 anos que acaba de se mudar de Serpa para Lisboa. A adaptação à uma nova e gigantesca vida numa cidade por vezes incompreensível não é fácil, mas Mariana vai encontrar um guia à altura. Um filme com Francisca Alarcão, Francisco Melo, João Simões e Miguel Carmo. João Rosas estudou Ciências da Comunicação e Cinema na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Universidade de Bologna e na London Film School. Com este sexto filme João Rosas esteve presente no Curtas Vila do Conde, no Córtex, no Premiers Plans d’Angers, no Festival du Cinema de Brive, no Panazorean IFF, no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, no Janela Internacional de Cinema do Recife e no Festival International de Cinéma Lusophone.

Gambozinos, de João Nicolau, é a terceira curta da noite e conta a história de um rapaz de dez anos e da vida difícil que leva numa colónia de férias, já que é ignorado pela menina de quem gosta e vê a camarata onde dorme vandalizada por rufias. Um filme com Tomás Franco, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Leitão e Isabel Portugal.

Com este sexto filme João Nicolau venceu o Prémio Illy para Melhor Curta-Metragem na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2013.

Por fim chega Na Escola, de Jorge Cramez, sobre um grupo de alunos que saem da sala de aula enquanto a professora escreve no quadro um poema de Camões. As crianças correm, correm e correm, num desfile de paisagens inéditas, espaços de aventura e a Natureza. No fim o quarteto debate-se com uma dúvida: foi apenas um sonho ou saíram mesmo da sala de aula? Um filme com André Morais, Simão Bárcia, Tomás Ferreira de Almeida, Valéria Brites e Marta Mateus. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, Jorge Cramez, que realizou o bem recebido O Capacete Dourado (2006), esteve presente com este filme em festivais em Portugal mas também na Holanda, Alemanha, Brasil, França, Irão, Irlanda e Croácia.

4 Curtas Portuguesas para ver no TVCine 2 a 17 de março às 22h.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News