fbpx

Série «Na Forma da Lei» chega hoje ao canal Globo

Diana Casanova
3 min leitura
Imagem: Globo

Justitia quae sera tamem. A mensagem inscrita na lápide de Eduardo Moreno (Thiago Fragoso) traduz o fio principal da história de Na Forma da Lei, série assinada por Antônio Calmon e com direção de núcleo de Wolf Maya. Eduardo é assassinado e o culpado, filho de um político influente, permanece impune. Os cinco amigos do rapaz, que presenciam o homicídio, querem fazer justiça, ainda que tardia. A promotora Ana Beatriz Tavares de Macedo (Ana Paula Arósio), o juiz Célio Rocha (Leonardo Machado), o advogado Edgar Mourão (Henri Castelli), a delegada Gabriela Guerreiro (Luana Piovani) e o jornalista Ademir Rodrigues (Samuel de Assis) reencontram-se anos depois e acreditam que ainda podem fazer com que Maurício (Marcio Garcia) pague pelo crime que cometeu.

«Participei na cerimónia de formatura de uma universidade, em 2004, em que a turma dedicou a celebração a um colega assassinado num dos primeiros períodos de faculdade. Isso ficou marcado em mim e, desde então, penso em escrever este seriado», desvenda o autor, Antônio Calmon. «Acho esta história uma obra-prima. Os personagens têm verticalidade, a história tem ação e também psicologia. O projeto, mesmo que em um universo árido policial, tem uma estrutura dramatúrgica muito interessante», completa Wolf Maya.

Em cada um dos oito episódios desta série, uma cartela de crimes acontece, muitos deles de certa forma ligados ao grande vilão da trama, Maurício Viegas. Os cinco amigos justiceiros intervêm nas investigações e desencadeamentos desses crimes, sempre com o objetivo de vingar a morte de Eduardo. «Maurício é filho de uma pessoa que não tem limites. É apaixonado doentiamente por uma mulher que não foi dele, Ana Beatriz. E por conta desse amor que tudo acontece. Os cinco justiceiros não são heróis individuais. Eles representam a formação de um pensamento de resistência à impunidade vinculada ao poder», explica Wolf Maya. No entanto, embora a trama envolva uma corrida por tentar punir Maurício, as histórias dos episódios são independentes. E, para rechear a narrativa dos casos, cada capítulo conta com participações especiais de peso, como as atuações de Eva Wilma (Dra. Waldrida), Hugo Carvana (Jorginho), Othon Bastos (Governador), Osmar Prado (Lopez), Paulo José (José Pedro) e Vera Macini (Matilde), entre outros.

Ao todo, são cerca de 80 atores, entre elenco fixo e participações especiais ao longo dos oito episódios de Na Forma da Lei. A série tem estreia marcada para esta noite, a partir das 21h20, na Globo.

Redatora e cronista