RTP África celebra 15 anos de existência

2 min leitura

RTP Africa

Nascida a 7 de janeiro de 1998, a RTP África celebra em 2013, 15 anos. O canal do continente Africano celebra 15 anos de emissões,  e promete que o lançamento dos programas «Girabola», programa dedicado à primeira divisão de futebol Angolano, e «Economia de Angola» são duas das prioridades de curto prazo  e representam um reforço na informação e animação cultural e musical, que inclui atuações de artistas dos PALOP.

Na altura, o canal foi apontado pelo Governo Português como «o maior instrumento de política externa» de Portugal, visando promover a cooperação entre estações de TV dos PALOP. Co-produções, novelas e futebol eram a base da programação no arranque, mas hoje «a informação é a grande prioridade»,  avança o jornal SOL baseando-se nas declarações do coordenador geral de informação, António Mateus, homem que arrancou a emissão do canal com uma entrevista ao primeiro-ministro de Portugal, António Guterres.

Há  uma década e meia o canal era composto por uma equipa de dez jornalistas e técnicos, havendo autonomia total face à RTP generalista em termos de redação, estúdios e meios. Atualmente a equipa da RTP África – quatro repórteres e três coordenadores – está integrada na da ‘casa-mãe’,  mas Alberto da Ponte, presidente do conselho de administração da estação pública portuguesa está interessado no relançamento do canal.

A RTP África está presente em todos os PALOP, mas, nesta altura, a delegação da Guiné-Bissau está sem o seu representante, Fernando Teixeira Gomes, que foi «declarado persona non grata» pelo Governo local.

Siga-me:
Redactor.
Exit mobile version