fbpx

Portugueses vão fazer “Troca de famílias”

Pedro Vendeira
3 min leitura
As famílias não se escolhem e cada uma delas é um microcosmos. “Troca de esposas”, da FOX, exibido na Fox Life às sextas-feiras, prova-o. A TV Record tem a sua versão do programa e procura agora participantes portugueses.

Numa edição que foi para o ar recentemente, em Portugal, “Trading spouses” (Fox), uma mãe de sete filhos, parte deles adoptados, muito organizada nas tarefas domésticas, mas que também não abdica da sua ginástica diária, mudou de casa por uma semana – uma das regras do “reality show” – aterrando num lar que de comum com o seu teria apenas crianças adoptadas. Enquanto esta madrugava e acumulava tarefas durante todo o dia, a sua colega, de jeito autoritário, dormia até tarde e dava prioridade ao lazer. Uma desenvolveu uma relação afectiva com os filhos, podia ver-se nas imagens. Na despedida da outra, porém, um dos adolescentes estava contente por se livrar da mãe durante uma semana.

No final, cada uma das progenitoras tem de fazer uma lista de como a família que a recebeu deve gastar os 50 mil dólares (34 mil euros) do prémio. Moral da história: há sempre aspectos de uma família que podem ser melhorados.

A TV Record emite a sua versão de “Troca de esposas” desde 2006 e em vésperas de avançar para a terceira época abriu um “casting” em Portugal, que, segundo revela Aroldo Martins, reúne já cerca de três mil inscrições.

“Por o formato americano ser muito controverso, o nosso modelo respeita mais a privacidade das pessoas”, diz o presidente- -executivo da TV Record Internacional. Daí a opção pela designação “Troca de família” em vez de “Troca de esposas”.

As famílias portuguesas eleitas (uma ou duas) vão viajar para o Brasil, assim como as mães brasileiras rumarão para Portugal.”Vai ser interessante conhecer as diferenças entre elas”, diz Aroldo Martins. A gravação dos programas decorrerá em Setembro e a estreia acontecerá, o mais tardar, em Outubro.

Os vários episódios serão exibidos na TV Record e em todos os países onde chega o seu canal internacional. Conhecida pelas ligações à IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), a TV Record integra, em Portugal, a oferta ZON TV Cabo. Segundo a Marktest, no primeiro semestre de 2008, o canal foi o 19.º mais visto em Portugal, entre os 75 avaliados, estando à frente da MTV.

“Trading spouses” não foi também pioneiro no género, surgiu depois de “Wife swap”, da estação ABC, já emitido em Portugal pelo canal People &Arts.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com