fbpx

Odisseia exibe programação especial “O que resta do sonho americano?”

Pedro Vendeira
8 min leitura

Quem são estes jovens que armados com dois polegares e um telemóvel  passam a vida a escrever mensagens de texto e por que o fazem de forma tão obsessiva? Enquanto se prepara o evento principal, o Odisseia  segue-os no dia-a-dia com o objetivo de perceber porque é que embora sejam chamados de “freaks”, demonstram uma grande capacidade para sobressair tanto nas relações sociais como nos estudos.

Por detrás da fachada de heroísmo do soldado norte-americano escondem-se graves sequelas psicológicas inaceitáveis para a cultura machista do exército e que em muito têm contribuido para o número de suicídos entre os jovens soldados.

“A Cerveja é mais Barata do que a Terapia”, com exibição quinta-feira, dia 15 de novembro, traça um retrato minucioso sobre as dúvidas, a melancolia e o medo que assolam muitos dos jovens soldados do exército americano.

Apesar das atitudes e práticas culturais da atualidade, pensa-se que, hoje em dia, uma em cada oito mulheres nos Estados Unidos compromete-se a permanecer virgem até ao casamento, uma realidade há muito defendida pelos cristãos evangélicos, que acreditam numa segunda revolução sexual, desta vez centrada na castidade.

“Evangélicos, o Valor da Virgindade” que o Odisseia estreia sexta-feira, dia 16 de novembro, espelha a posição da direita religiosa que prepara uma geração de jovens virgens para encarnar uma utopia evangélica nos Estados Unidos, seguindo durante dois anos os passos dos Wilson, uma família que defende veementemente o conceito de integridade de corpo e mente.

Pela mão do reconhecido apresentador Louis Theroux, o Odisseia entra numa das  maiores prisões preventivas dos Estados Unidos, a mega prisão de Miami, um local transitório criado recentemente para responder ao contínuo crescimento da taxa de criminalidade.

Desde assassinos no corredor da morte à espera de recurso, até bêbedos ou arruaceiros que estão presos pela primeira vez, todos serão entrevistados por “Louis Theroux na Mega Prisão de Miami”, ao longo de dois episódios de 60 minutos, para ver dia 22 e 23 de novembro, quinta e sexta-feira, com o objetivo de conhecer as condições onde vivem, que para muitos podem ser piores do que as prisões tradicionais.

“Manual para Presidir os Estados Unidos” é um documentário fascinante que analisa todas as mudanças de imagem a que os presidentes dos Estados Unidos tiveram de se submeter, desde o início do século XX, quinta-feira, dia 29 de novembro.

Ao longo de 60 minutos o Odisseia examina as presidências dos últimos 100 anos nos Estados Unidos e revelando os ingredientes fundamentais necessários para criar um chefe de estado: a virilidade, a empatia, a capacidade de decisão, a humanidade e, obviamente, o sonho americano.

No derradeiro documentário deste especial e o primeiro sobre o último massacre nos Estados Unidos: “Batman: O Massacre de Denver”, com exibição sexta-feira dia 30 de novembro, ficaremos a conhecer mais sobre a personalidade do assassino, um  brilhante estudante universitário que irrompeu na sessão da meia-noite do último filme do Batman, com armas e gases lacrimogénios, matando 12 pessoas e originando mais de 50 feridos.

Columbine, Virginia Tech e, agora, Denver estão na lista dos massacres com armas nos Estados Unidos, uma realidade impressionante e em crescimento, espelhada nas declarações dos jovens norte-americanos quando questionados sobre a posse de armas (um direito protegido pela Constituição) e sobre o que pensam da aplicação da pena de morte neste caso em concreto.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com