fbpx

Odisseia estreia série da BBC «Um tigre em casa»

Pedro Vendeira
2 min leitura

Odisseia

O périplo emocionante de dois filhotes de tigre-de-sumatra, acolhidos em casa por um especialista em felinos, é acompanhado pelo Odisseia na série da BBC Um Tigre em Casa, exibida todos os domingos, partir de 7 de setembro, sempre às 15h35.

O primeiro ano destes animais, ameaçados de extinção,  é registado pelas câmaras do Odisseia ao longo de quatro episódios que retratam as conquistas diárias e a relação especial que se estabelece entre eles o o seu criador, Giles Clark, que, depois de anos a trabalhar com tigres aceitou o maior desafio da sua carreira: criar os dois filhotes, Spot e Stripe, na sua própria casa, com a esposa, os dois filhos e os seus dois cães.

O tigre-de-sumatra é um dos animais mais ameaçados de extinção de todo o planeta. Endémico desta ilha da Indonésia, a desflorestação e a caça furtiva deixaram a sua população reduzida a 500 exemplares em liberdade. Felizmente, há lugar para a esperança e diferentes iniciativas privadas e públicas tentam inverter a situação, antes que seja demasiado tarde.

Uma delas tem lugar no zoo australiano de Queensland, onde nasceram os dois primeiros filhotes de tigre-de-sumatra nos seus quarenta anos de existência. O objetivo do zoo, com Giles Clark no comando, é contribuir para um programa internacional de criação de vital importância, assim como alertar os visitantes para a difícil situação dos primos selvagens destas crias.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com