fbpx

Odisseia estreia documentário sobre o «Airbus A400M»

Pedro Vendeira
2 min leitura

Airbus-A400M

No momento em que o Reino Unido, a Alemanha e a Turquia decidiram suspender temporariamente as operações dos seus aviões Airbus A400M, depois da queda no último sábado, em Sevilha, do avião militar de carga do mesmo modelo, o Odisseia estreia no próximo sábado, dia 16 de maio, pelas 22h30, o documentário Airbus A400M, dando a conhecer todos os detalhes sobre este impressionante avião.

O canal Odisseia convida o espectador a viajar até ao mundo da aeronáutica e a conhecer a fábrica da Airbus, bem como todos os pormenores em torno do avião de que toda a gente fala: o A400M, um avião de transporte militar de longo alcance propulsado por quatro motores turbo hélice.

Concebido inicialmente com o nome de Atlas, o A400m é resultado de um projeto aeronáutico excecional, sendo o primeiro avião militar europeu, fruto de uma aventura que exigiu vinte anos de preparação e décadas de desenvolvimento.

Neste documentário, vamos conhecer o local onde se fabrica, na companhia de Ian Elliot, o vice-presidente comercial da Airbus Military que explicará como nasceu o projeto de criação, no início de 1982, com a colaboração de quatro grandes fabricantes aeronáuticos.

O projeto, lançado em 1991 para ir ao encontro das necessidades de sete países europeus, representou um grande marco no mundo militar, já que permitiu criar um avião que pudesse trabalhar com material de cada país. Foram necessários vinte anos de negociação para chegar a acordo entre os sete países e converter o A400M no símbolo de cooperação europeia.

França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Turquia e Bélgica foram as nações que firmaram um documento que detalhava as exigências e características deste novo avião de transporte militar.

A forma como foi construído, as diversas proveniências das suas peças, a montagem, bem como as principais características que definem os seus elementos inovadores, são alguns dos aspetos abordados neste fascinante documentário.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com