fbpx

Odisseia estreia «Aviões Extraordinários»

Pedro Vendeira
3 min leitura

Airbus-A400M

No momento em que o Reino Unido, a Alemanha e a Turquia decidiram suspender temporariamente as operações dos seus aviões Airbus A400M, depois da queda no último sábado, em Sevilha, do avião militar de carga do mesmo modelo, o Odisseia estreia no dia 1 de junho, pelas 22h30, a série Aviões Extraordinários, dando a conhecer não só o modelo Airbus A400M, como alguns dos aviões mais incríveis do mundo.

Em Aviões Extraordinários, o Odisseia celebra as grandes conquistas da aeronáutica, apresentando os aviões mais impressionantes do mundo, as suas surpreendentes missões de voo e as respetivas tripulações.

A 1 de junho, pelas 22h30, diretamente da fábrica da Airbus, vamos conhecer o A400M, um avião de transporte militar de longo alcance propulsado por quatro motores turbo hélice. Concebido inicialmente com o nome de Atlas, o A400m é resultado de um projeto aeronáutico excecional, sendo o primeiro avião militar europeu, fruto de uma aventura que exigiu vinte anos de preparação e décadas de desenvolvimento.

Neste documentário, vamos conhecer o local onde se fabrica na companhia de Ian Elliot, o vice-presidente comercial da Airbus Military que explicará como nasceu o projeto de criação, no início de 1982, com a colaboração de quatro grandes fabricantes aeronáuticos. Além disso, o Odisseia convida o espectador a disfrutar das condições da ausência de gravidade a bordo do A300 Zero-G, o maior avião de voos parabólicos do mundo.

Do fabricante Antonov, a 8 de junho vamos conhecer o mítico An-225, o maior avião e o mais pesado alguma vez fabricado, e ainda o avião bimotor turbo hélice de transporte ligeiro An-28, conhecido também como o Land Rover do ar, devido à sua fiabilidade e pela falta de componentes eletrónicos.

Finalmente, a 15 de junho, vamos aos Estados Unidos conhecer as características dos aviões muito singulares, um DC 10 com um tanque incorporado, a solução mais fiável para lutar contra os grandes incêndios que assolam regularmente o oeste do país, e ainda um Boeing 747 no qual a NASA instalou um telescópio reflexivo, transformando este mítico Jumbo no observatório terrestre a maior altitude do planeta.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com