fbpx

Odisseia convida espectadores a viajar até ao centro da Terra

Pedro Vendeira
4 min leitura

Odisseia Odisseia Convida Espectadores A Viajar Até Ao Centro Da Terra

Camada a camada, numa jornada épica e ininterrupta, o canal Odisseia revela a partir de 5 de outubro, a extraordinária história do nosso planeta, numa “Viagem ao Centro da Terra”, todas as sextas-feiras do mês, sempre às 19h00, para descobrir o mundo que se esconde debaixo dos nossos pés.

Estando tão perto de nós como Nova Iorque está de Berlim, longe do alcance de qualquer mina, qualquer broca, descobrimos maravilhas inimagináveis: tornados de metal fundido, florestas de cristais de ferro, até chegarmos ao mais estranho e menos compreendido dos locais – “O Núcleo”.

Ao longo de 60 minutos, este documentário exibido dia 5 de outubro, com a chancela de qualidade da BBC, mostra-nos porque é que o núcleo, de um tamanho ligeiramente mais pequeno do que a lua e quase tão quente como a superfície do sol, responsável pela criação do campo magnético que nos protege dos letais ventos solares, continua a intrigar cientistas de todo o mundo dedicados a revelar os segredos que ainda estão ocultos a cerca de 6.000 quilómetros debaixo de nós.

“A maquinaria da Terra” é uma esclarecedora série da BBC, composta por dois episódios: “Terra” e “Oceano” que revela, graças às últimas descobertas científicas e a imagens geradas por computador, o completo funcionamento do nosso planeta como nunca se viu antes.

Dia 12 de outubro, às 19h00, o primeiro episódio desta esclarecedora série utiliza os dados recolhidos por cientistas de todo o mundo para viajar ao centro do nosso planeta, descobrindo o magnífico motor interno que o move. Na segunda parte, exibida pelas 20h00, “mergulhamos” nos oceanos e vemos como a última tecnologia está a revelar estranhos mistérios e paisagens inimagináveis ocultos debaixo das águas.

Na sexta-feira seguinte, o Odisseia leva os espectadores ao epicentro de alguns dos terramotos mais letais dos últimos anos para proporcionar informação adicional sobre a crescente atividade sísmica do planeta através do documentário “Os Terramotos mais Letais”, produzido pela Pioneer Productions.

O terramoto que assolou o Haiti ceifou a vida de mais de 200.000 pessoas. Apenas um mês depois, o Chile foi atingido por um terramoto 100 vezes mais poderoso do que o do Haiti, gerando um tsunami que colocou em alerta máximo toda a costa do Pacífico. Uma equipa de especialistas deslocou-se a estes locais momentos imediatamente posteriores à tragédia para averiguar o que aconteceu nas profundezas da terra e quais os ricos de voltar a acontecer.

Monte Fuji no Japão, o Marsili, o maior vulcão submarino da Europa, ou o supervulcão do parque nacional de Yellowstone são alguns dos gigantes “aparentemente” adormecidos que o Odisseia irá dar a conhecer no documentário “Os Vulcões mais Letais”.

Milhões de pessoas em todo o mundo vivem sob a alargada e inquietante sombra que os vulcões ativos projetam. Dia 26 de outubro, vulcanólogos de todo o mundo explicam em primeira mão como funciona um vulcão, em que medida podemos prever quando entrarão em erupção e que consequências podem vir a ter.

ODISSEIA “Viagem ao Centro da Terra”

O Núcleo

Sexta-feira 5, 19h00 | Sábado 6, 1h00/11h00

A Maquinaria da Terra

1. Terra Sexta-feira 12, 19h00 | Sábado 13, 1h00/11h00

2. Oceano Sexta-feira 12, 20h00 | Sábado 13, 12h00

Os Terramotos mais Letais

Sexta-feira 19, 19h00 | Sábado 20, 1h00/11h00

Os Vulcões mais Letais

Sexta-feira 26, 19h00 | Sábado 27, 1h00/11h00

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com