fbpx

O lado menos visível da guerra estreia no Odisseia

Pedro Vendeira
3 min leitura

Odisseia

A partir de hoje o Odisseia propõe em estreia exclusiva duas séries documentais da BBC que acompanham os ambientes menos visiveis dos conflitos bélicos: Como ir para a Guerra traça o retrato do mundo da logística bélica e Guerra Submarina leva-nos às profundezas dos oceanos para conhecer o cenário onde as nações mais poderosas do mundo se defrontaram na segunda metade do século XX.

Apresentada pelo historiador militar Saul David, Como ir para a Guerra é uma fascinante série de três episódios que revela o mundo secreto da logística no exército e a sua evolução desde os campos de batalha do passado até às últimas tecnologias do presente, todas as terças-feiras, a partir de 4 de novembro às 22h30.

Manter-se vivo, Ganhar terreno e Preparar o Armamento, são os documentários que compõem esta fascinante série da BBC, exibida em estreia exclusiva, que acompanha especialistas e veteranos de guerra aos bastidores dos conflitos mais importantes da história e da atualidade.

Histórias-chave e factos surpreendentes mostram que o lado menos glamouroso da preparação de um conflito como manter as tropas limpas e sãs, dar-lhes um lugar para armazenar as armas, dormir ou ir à casa de banho é, de facto, decisivo na hora de determinar o resultado de uma guerra.

Foi na profundeza dos mares e oceanos, num cenário muito afastado das atenções da opinião pública, que as nações mais poderosas do mundo se defrontaram na segunda metade do século XX, desencadeando uma verdadeira Guerra Submarina que o Odisseia estreia em exclusivo ao longo de dois episódios para ver terça-feira, 25 de novembro, a partir das 22h30.

Graças aos testemunhos de membros das distintas tripulações, reconstruções gráficas geradas por computador e imagens de arquivo, o Odisseia recria a contenda submarina levada a cabo pelos Estados Unidos, Reino Unido e pela União Soviética durante os inquietantes anos da Guerra Fria num documentário de dois episódios produzido pela BBC.

Envolvidas numa intensa luta pela sopremacia territorial e política as duas superpotências Estados Unidos e União Soviética, desenvolveram o seu imenso arsenal de armas nucleares, incrementando as tensões entre os dois blocos e a eminência de uma guerra nuclear.

Conhecer o inimigo e Vêm aí os Russos são dois documentários de 60 minutos, exibidos dia 25 de novembro, às 22h30 e 23h30, respetivamente, que retratam os confrontos submarinos e operações de espionagem que se sucederam neste momento de profunda tensão mundial.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com