fbpx
Cabo

“O Golpe dos EUA ao Irão” no Canal História

Historia &Quot;O Golpe Dos Eua Ao Irão&Quot; No Canal História

Mohamed Mossadegh, o então primeiro-ministro do país e eleito democraticamente, foi forçado a abandonar o poder. Esta ação encoberta, conhecida como Operação Ajax, representou a primeira queda de um Governo estrangeiro a cargo da CIA e serviria também como padrão para os futuros golpes da agência estado-unidense, incluindo o da Guatemala no ano seguinte. Embora no início se considerasse um sucesso geopolítico, o golpe conduziu ao desastre no Irão 25 anos depois, quando os mulásradicais expulsaram o sah corrupto e estabeleceram um Governo islâmico antiocidental.

 Historia &Quot;O Golpe Dos Eua Ao Irão&Quot; No Canal História

O programa analisa as repercussões deste fato seminal combinando fragmentos de noticiários com contributos de historiadores, especialistas em Próximo Oriente e funcionários dos serviços secretos dos EUA, e focaliza os efeitos que ainda hoje persistem na relação do país norte-americano com o Irão.

19 de Agosto, às 23h35, o canal HISTÓRIA exibe a história, até agora secreta, do golpe de Estado de 1953 no Irão que contou com o apoio da CIA.

“Golpe dos EUA ao Irão” tem repetição na segunda-feira, dia 20 às 06h15, às 09h35 e às 17h50.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Não é suposto os artigos deste site estarem escritos em português europeu. Mas o pior de tudo é a incoerência: tanto se diz aqui “estado-unidense”, como “norte-americano”…

ATV News