fbpx

NGC estreia ‹‹Os Anos 80››

Pedro Vendeira
7 min leitura

Os-Anos-80-Ngc

Os Anos 80 é um evento especial que nada tem a ver com nostalgia, mas sim como uma década de personalidades, decisões e invenções que mudaram o nosso futuro. Este evento, composto por vários documentários, é contado através da perspetiva de pessoas que marcaram a história, que fizeram furor e que viveram, em primeira mão, os mais icónicos momentos. Esta foi uma década de glamour, excessos, ambição e de explosão tecnológica que combinadas levaram às mudanças históricas e aos eventos globais que fizeram de nós o que somos hoje em dia.

Este especial sobre os anos 80 vai ter lugar em cerca de 171 países em 38 línguas e, em Portugal, a estreia está marcada para domingo, dia 26 de maio, às 22h30. Durante

uma semana (até sexta-feira, dia 31 de maio), o NGC emite, diariamente, dois documentários que fazem parte deste especial.

Esta é uma série de documentários épicos que nos levam numa divertida viagem de “montanha russa” composta por entrevistas a super estrelas da música e do cinema assim como aos grandes titãs da tecnologia, dos negócios, dos media e da política. Imagens de arquivo inéditas, testemunhas exclusivas e recordações dramática

s, são os recursos usados na construção desta fantástica série documental que capta os mais icónicos momentos da década de 80.

Os Anos 80 comemoram também as maiores celebridades desportivas desse tempo, os desastres que ficaram para a história, os avanços tecnológicos que mudaram para sempre a nossa vida e os mais memoráveis acontecimentos futebolísticos. Os documentários mostram desde jovens atletas da altura como Diego Maradona ou Mike Tyson que alcançaram o estrelato mundial passando por desastres como a explosão nuclear em Chernobyl que dominou as manchetes internacionais.

Os Anos 80: Um evento à escala mundial

Na série Os Anos 80 os espectadores podem ver como esta década foi a responsável pelo começo do mundo moderno como o conhecemos hoje em dia. Apesar da sua má reputação pelos maus penteados e roupa extravagante, os anos 80 foi uma altura arrojada e ousada cujos acontecimentos, desde políticos a tecnológicos, aos grandes blockbusters do cinema e passando pela rebeldia da moda, continuam a moldar o mundo em que vivemos. De facto, as pegadas deixadas pela década mais conhecida pelo Pac Man e pelo PC podem ser encontradas em praticamente tudo o que nos rodeia: o primeiro lançamento da NASA de um vaivém espacial levou a uma explosão tecnológica nas comunicações globais que tornou possível o nosso “relacionamento” mundial com os smatphones e internet; ou quando a Madonna se apresentou em palco vestida de noiva numa entrega de prémios musicais, que fez com que se inicia-se um boom e uma “fome” de sucesso que acaba por ser alcançado através da irreverência de personalidades como Lady Gaga ou Nicki Minaj.

Os-Anos-80-Opiniao-Rita-Ferro-Rodrigues

Para esta série, ícones notáveis e celebridades dos anos 80 foram entrevistadas de maneira a dar um contexto mais fresco e uma visão mais pormenorizada. Entre eles estão o titã da tecnologia Steve Wozniak, o grande senhor dos media Ted Turner, o premiado realizador Oliver Stone assim como outras personalidades conhecidas a nível mundial como Jane Fonda, Calvin Klein, Michael J. Fox, Joan Collins, David Hasselhoff, Sam Donaldson, Linda Gray, Linda Evans, Bruce Weber, Grandmaster Flash, Darryl DMC McDaniels, Dionne Warwick, Harry Belafonte, Walter Isaacson, e muitos outros.

Para além destas super estrelas, a série documental apresenta testemunhos de pessoas que fizeram a história da década, incluindo: Patrick Jephson, o secretário privado da Princesa Diana; o piloto alemão Mathias Rust que aterrou o seu avião na Red Square em Moscovo; o produtor musical Michael Rosenblatt, que descobriu a Madonna num clube de dança em Nova Iorque; Vincente Paterson, o coreógrafo assistente, e os produtores que estiveram presentes na gravação do videoclip de ‘Thriller’ um dos maiores hits musicais de todos os tempos interpretado pelo rei da pop Michael Jackson.

Num dos episódios de Os Anos 80 ficamos a conhecer os mais famosos e controversos jogos de futebol através de testemunhos de heróis que, não só definiram essa década, como formaram o desporto rei que conhecemos hoje em dia. É aqui que vamos poder ver um dos mais importantes e famosos jogos protagonizados pela seleção portuguesa de futebol contra a seleção francesa, para além de que será feita a menção ao nascimento de um dos maiores craques do futebol da nossa geração: Cristiano Ronaldo. Continuando na temática desportiva, outro dos episódios mostra os perfis das mais fascinantes celebridades desportivas desses anos, incluindo Mike Tyson, Ayrton Senna e Martina Navratilova, contando os seus incríveis feitos no mundo do desporto.

Fugindo um pouco desta área e passando à tecnologia, outro episódio dá um olhar sob como o Sony Walkman, o PC e os videojogos foram o gatilho para uma verdadeira revolução tecnológica que mudou a maneira como trabalhamos, jogamos e vivemos. Por fim, e num registo um pouco mais dramático, emite-se um episódio dedicado às

grandes tragédias que marcaram a década de 80, como é o caso de Chernobyl ou do desastre Challenger. Neste episódio ficamos também a conhecer as lições que se tiraram destes terríveis eventos e que tornaram o mundo um lugar mais seguro.

Estreia de Os Anos 80: Domingo, dia 26 de maio, às 22h30.
Emissão: De domingo, dia 26 de maio, a sexta-feira, dia 31 de maio, às 22h30, em episódio duplo.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com