Cabo

Natureza vista do céu no Odisseia

As imagens aéreas permitem-nos ter uma visão fascinante dos territórios. É isso que promete a nova série documental do Odisseia, “vista do Céu”, que vai mostrar-nos paisagens espetaculares de vários países a partir de 3 de junho, em estreia exclusiva. Neste mês, nos domingos, às 18h30, podemos deslumbrar-nos com a Nova Zelândia, as Ilhas Virgens norte-americanas, o Porto Rico, a Irlanda e a Coreia do Sul.

 

 

“Nova Zelândia vista do céu”abre esta série documental, a 3 de junho, às 18h30, em estreia exclusiva no Odisseia.Utilizando uma fotografia aérea impressionante, aproximamo-nos da Nova Zelândia a partir de uma perspetiva única, um percurso a partir do céu ao longo da geologia, natureza, história humana e arquitetura.

 

A Nova Zelândia foi colonizada pelo povo maori há apenas um milhar de anos. Apesar da sua juventude, esta terra remota possui uma história única e grande riqueza cultural. Mas se algo caracteriza este país é a sua grande diversidade de tesouros naturais.

Os picos nevados com mais de 3000 metros nos Alpes do Sul, as exuberantes planícies salpicadas de lagos azul-turquesa, praias idílicas ao lado de ravinas escarpadas e a grande atividade termal derivada dos seus vulcões, transformam o país num verdadeiro paraíso para os fãs da natureza.

 

No dia 10 de junho, às 18h30, chega ao Odisseia o documentário “Ilhas Virgens e Porto Rico vistos do céu”, com imagens das fascinantes paisagens tropicais destes territórios.

 

Com as suas praias de areia branca, os seus penhascos íngremes a as águas azuis espetaculares, o Porto Rico e as Ilhas Virgens dos Estados Unidos são um verdadeiro paraíso tropical. São chamados também de terceira fronteira dos Estados Unidos, com muitos quilómetros de costa onde prosperam os contrabandistas apesar da forte vigilância aduaneira.

 

Além disso, os dois territórios tiveram papéis importantes durante alguns dos períodos mais obscuros da história, como o demonstram as fortalezas que os espanhóis deixaram durante a sua conquista do Mundo Novo, ou a grande atividade de escravos registada nas suas costas.

 

A “Irlanda vista do céu”é exibida no Odisseia no dia 17 de junho, às 18h30. Utilizando uma fotografia aérea impressionante, este documentário apresenta uma visão da Irlanda nunca antes vista, um percurso a partir do céu pela sua geologia, natureza, história humana e arquitetura.

 

Irlanda é a ilha mais bonita e historicamente mais importante da Europa ocidental. É uma terra milenar de grande riqueza cultural e fortes contrastes, onde não faltam paisagens primitivas espetaculares forjadas por glaciares que estão a recuar, túmulos neolíticos e vestígios do seu glorioso passado celta, importantes cidades medievais e castelos das épocas viking e anglo-normanda, e a confusão das cidades modernas em plena era da informação.

 

No último domingo de junho, dia 24, às 18h30, em “Coreia do Sul vista do céu”, o Odisseia mostra uma Coreia do Sul nunca antes vista, através de imagens aéreas das suas impressionantes montanhas, que ocupam 70% da superfície do país.

 

As suas montanhas recebem mais de vinte milhões de turistas por ano e algumas delas figuram na lista dos lugares declarados como Património da Humanidade pela UNESCO. Durante muitos dos conflitos que assolaram este território, as aldeias das montanhas mantiveram-se a salvo dos exércitos invasores, que eram incapazes de dar com elas.

 

Também são o cenário de um grande número de eventos tradicionais, como os rituais anuais de xamanismo e outros acontecimentos festivos importantes, entre os quais se destaca o mito da fundação da Coreia no Monte Taebaek.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quem deve ser salvo?

A Televisão

GRÁTIS
BAIXAR