fbpx

National Geographic e FOX Movies homenageiam Stephen Hawking

Pedro Vendeira
5 min leitura
CAMBRIDGE - Stephen Hawking in front of a galaxy projection.

(photo credit: National Geographic Channels/Paul Jenkins)

O mais brilhante cientista dos últimos tempos é homenageado pelos canais National Geographic e FOX Movies, celebrando a sua vida e o seu contributo nos estudos sobre a origem do universo.

 

Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, Stephen Hawking desafiou as leis e viveu mais de 50 anos para lá da previsão dos médicos. Apesar das limitações físicas, veio a tornar-se num dos maiores cientistas de todos os tempos e os seus estudos sobre buracos negros e a origem do universo marcaram a comunidade científica.

 

Os seus estudos e a constante vontade de explorar o cosmos são o mote para esta homenagem ao consagrado cientista. Desafiando os limites da própria vida humana, Stephen Hawking dedicou a sua vida a deslindar os mistérios do universo e inspirou, em diversas obras e academias, pessoas de todo o mundo a olhar para as estrelas.

 

 

Programação National Geographic

 

Emissão: Quarta-feira, 14 de março

Genius by Stephen Hawking: Onde Estamos?, às 23h00

Genius by Stephen Hawking: O que sou?, às 23h50

 

Emissão: Domingo, 18 de março

Stephen Hawking – Ciência do Futuro: Designer de Humanos, às 16h15

Genius by Stephen Hawking: Podemos viajar no tempo?, às 17h00

Stephen Hawking – Ciência do Futuro: Hiperligações, às 17h50

 

Programação Fox Movies

 

 

Emissão: A Teoria de Tudo, quarta-feira, 14 de março, às 21h15

A Teoria de Tudo, sábado, 17 de março, a partir das 14h00

 

Genius by Stephen Hawking – O Professor Stephen Hawking revela o nosso verdadeiro potencial num radical programa sobre ciência que desafia uma seleção de voluntários e o espectador a pensar como os maiores génios do passado e a responder a algumas das questões mais antigas da humanidade. Usando experiências a grande escala e incríveis acrobacias, seguiremos as viagens dos voluntários enquanto lidam com biologia molecular, astrofísica e até mecânica quântica. Descobrindo os génios cujas descobertas ajudaram a construir o nosso conhecimento científico e permitiram-nos resolver questões como “Onde estamos?”, “Estamos sozinhos?” e “Podemos viajar no tempo?”

 

Stephen Hawking: Ciência do Futuro – O Professor Stephen Hawking e uma dinâmica equipa de cientistas enfrentam a missão de explorar os limites da ciência e da tecnologia.

 

A Teoria de Tudo – Nascido em Oxford (Reino Unido), a 8 de Janeiro de 1942, Stephen William Hawking é considerado um dos mais importantes astrofísicos de todos os tempos. Em 1963, enquanto estudante de Física na conceituada Universidade de Oxford, Stephen está decidido a encontrar uma “simples, eloquente explicação” para o Universo. Nesta época, já depois de conhecer Jane Wilde, uma jovem estudante de Artes por quem se apaixona, é-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, uma doença incurável e degenerativa que leva à perda permanente de movimento muscular. Na altura, os médicos dão-lhe mais dois ou três anos de esperança de vida. Com as suas capacidades físicas mais limitadas a cada dia que passa, Stephen casa com Jane, com quem vem a ter três filhos. Com a ajuda dela, supera os maiores obstáculos, sem nunca perder a vontade de viver nem a sua extraordinária capacidade de se assombrar com o Universo. Depois de três décadas de vida em comum, a relação do casal termina e cada um segue o seu caminho…

Um filme dramático sobre o amor e capacidade de superação, realizado por James Marsh (“Homem no Arame”) segundo um argumento de Anthony McCarten. “A Teoria de Tudo” é inspirado na obra biográfica da primeira mulher do cientista, “Travelling to Infinity: My Life with Stephen”, onde Jane Wilde Hawking descreve os seus anos ao lado de Stephen. Com Eddie Redmayne no papel do astrofísico e Felicity Jones no de Jane, o elenco conta ainda com a participação de Tom Prior, Harry Lloyd e Emily Watson, entre outros.

Vencedor de um Óscar de Melhor Ator (Eddie Redmayne) e dois Globos de Ouro – Melhor Ator (Eddie Redmayne) e Melhor Banda Sonora Original (Jóhann Jóhannsson) –, o filme recebeu ainda outras quatro nomeações para os Óscares, incluindo para Melhor Filme e Melhor Atriz (Felicity Jones).

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com