fbpx

MOV estreia cinco séries em dois meses

Pedro Vendeira
13 min leitura

MovO MOV prepara-se para alargar a oferta de séries com a estreia de cinco novidades em apenas dois meses, já a partir de 28 de novembro, data de arranque de Black Mirror, à qual se seguem as estreias de Banshee, Under The Dome, Defiance e a tão aguardada quinta e última temporada de Breaking Bad.

BLACK MIRROR

A minisérie britânica Black Mirror, vencedora de um Emmy, estreia no MOV dia 28 de novembro, propondo um olhar incisivo sobre a forma como as novas tecnologias influenciam a vida moderna.

A primeira temporada de Black Mirror é exibida numa maratona de três episódios, para acompanhar a partir das 22h30, revelando histórias independentes que criticam a influência dos reality shows e a consequente exposição da vida privada, o “endeusamento” da Google, Apple ou Facebook e a futilidade inerente aos pertences virtuais.

Criada por Charlie Brooker, Konnie Huq e Jesse Armstrong, Black Mirror aposta mais na qualidade que na quantidade de histórias, propondo uma série futurista, que mistura drama, suspense e ficção científica.

A proposta de Black Mirror é clara: deixar o espectador refletir sobre temas que afetam a vida moderna, revelando, em cada episódio de 60 minutos, de que forma a manifestação tecnológica influencia e é influenciada pela vida humana.

Cada episódio tem um elenco diferente, passa-se num cenário próprio e numa realidade única, mas todos remetem para o poder das inovações tecnológicas.

Segundo o seu criador, Charlie Brooker, “Se a tecnologia é uma droga – e bate como uma droga – então quais são exatamente os efeitos colaterais? Aquele espaço entre o encanto e o desconforto é o ponto central da minha nova série. O “black mirror” do título pode ser encontrado em qualquer parede, escritório ou na alma de cada mão: a fria e brilhante tela de uma TV, um monitor ou um smartphone.”

A segunda temporada de Black Mirror, a minissérie que comprova a genialidade de Charlie Brooker, Konnie Huq e Jesse Armstrong, chega ao canal MOV no dia 5 de dezembro, numa maratona de três episódios perturbadores, para acompanhar a partir das 22h30.

Em Be Right Back, White Bear e The Waldo Moment é explorada a possibilidade da tecnologia substituir alguém falecido, a temática do voyerismo, e, por último, a relação da população com a política, a concentração do poder numa única pessoa e a descrença nos candidatos.

BANSHEE

A série Banshee, vencedora de um Emmy, com produção-executiva de Alan Ball (True Blood, e Six Feet Under), chega ao MOV no dia 4 de dezembro, pelas 22h30, e centra-se em Lucas Hood (Antony Starr), um especialista em artes marciais que, depois de sair da prisão, assume a identidade de um xerife da cidade de Banshee, uma comunidade Amish, na Pensilvânia. Em paralelo, mantém as suas atividades criminais, aplicando a sua própria justiça, baseada em golpes e roubos.

Inicialmente desenvolvida pela HBO, Banshee teve no episódio de estreia cerca de 483 mil espectadores, valor que aumentou para perto de 1 milhão após as repetições. A primeira temporada, filmada em Charlotte, na Carolina do Norte, é constituída por 10 episódios e a segunda temporada tem estreia prevista no decorrer de 2014.

Recheada de cenas de violência, ameaças e paixões arrebatadoras, Banshee conta com um elenco composto por Antony Starr, Ivana Milicevic, Ulrich Thomsen, Frankie Faison, Hoon Lee, Rus Blackwell e Matt Servitto.

UNDER THE DOME

A 12 de dezembro, pelas 22h30, o MOV estreia Under The Dome, série norte-americana de ficção científica, mistério, ação, suspense e terror, adaptada por Brian K. Vaughan (Lost) e baseada no livro homónimo de Stephen King.

A história decorre numa pequena cidade do Maine que, inexplicavelmente, se vê presa sob uma redoma enorme e transparente, mantendo a população separada do resto do planeta: os que estão dentro, não saem, e os que estão fora, não entram. Enquanto a população tenta descobrir a sua origem, vê as suas vidas transformarem-se a um ritmo alucinante.

Com um elenco de luxo que reúne nomes como Mike Vogel (Pan Am, Bates Motel), Dean Norris (Breaking Bad), Rachelle Lefevre (Off The Map), Jeff Fahey (Lost), Aisha Hinds (vista em True Blood e em Detroit 1-8-7), Jolene Purdy (10 Things I Hate About You), Nicholas Strong, Natalie Martinez (Detroit 1-8-7), Alexander Koch, Britt Robertson (The Secret Circle, Life Unexpected), Ned Bellamy (visto em Treme) e Colin Ford, entre outros, a primeira temporada é composta por treze episódios, sendo que a segunda já tem estreia marcada nos EUA, no verão de 2014.

A série acompanha a história dos moradores da pequena cidade de Chester’s Mill que, presos sob um misterioso domo que surgiu no céu e liderados por um veterano da Guerra do Iraque (Mike Vogel), decidem unir-se para manter a ordem e lutar contra a barreira que os isola do resto do mundo.

Enquanto lutam pela sobrevivência nesse cenário pós-apocalíptico, os moradores da cidade procuram por respostas sobre o que é esta barreira, de onde veio e se, alguma vez, irá embora.

King lançou o livro em 2009, depois de vinte anos a trabalhar na história, com mais de mil páginas. Brian K. Vaughan (Lost) escreve o episódio piloto, dirigido por Neils Arden Oplev, responsável por Os Homens Que Não Amavam As Mulheres. Neal Baer, Justin Falvey, Darryl Frank, Stacey Snider e King são os produtores executivos.

Produzida pela Amblin Entertainment, empresa de Steven Spielberg, Under the Dome chegou ao fim da primeira temporada como uma das mais comentadas do mid season, sendo que o episódio piloto conquistou uma audiência de 13 milhões de espectadores nos Estados Unidos.

A nova temporada, que engloba 13 novos episódios, arranca em 2014 nos EUA, estando previsto que Stephen King, cujos livros servem de inspiração para a série, será o escritor do primeiro episódio da segunda temporada.

A adesão à série repercute-se em níveis de audiência surpreendentes um pouco por todo o mundo:

– Nos EUA, Under The Dome tornou-se a série de verão mais vista pelos espectadores;

– No Canadá, Under The Dome foi a série mais vista na televisão Canadiana desde a sua estreia;

– Em Espanha, Under The Dome tornou-se na melhor série internacional a estrear no canal Antena3 e teve a estreia com maior audiência nos últimos três anos na televisão aberta espanhola;

– No Reino Unido, Under The Dome tornou-se na principal série do Canal 5 desde a sua estreia;

DEFIANCE

Criada por Rockne S. O’Bannon (Farscape, Cult), com argumento de Tim Walsh e Craig Gore, Defiance, para ver a partir de 23 de dezembro, pelas 22h30 narra a história do nosso planeta habitado por sete diferentes raças alienígenas, os Votans, que chegaram até aqui em busca de abrigo, depois do seu sistema estelar ter sido destruído.

No entanto, não foram bem recebidos pelos humanos, dando origem a uma guerra destruidora. Durante o conflito, os alienígenas começam a transformar o planeta, soterrando grandes cidades, mas, com o tempo, os dois lados descobrem que precisam unir-se para conseguir sobreviver, dando início à era da reconstrução.

Com um elenco composto por Julie Benz, Grant Bowler, Mia Kirshner, Tony Curran, Jamie Murray e Stephanie Leonidas, a série inicia em 2046, cerca de 30 anos após a chegada dos alienígenas.

Jeb Nolan (Grant Bowler, visto em True Blood), que no início do conflito tinha cerca de 10 anos, retorna à cidade de St. Louis, agora chamada de Defiance, um lugar que serve como campo de refugiados onde vivem humanos e alienígenas civis.

Rapidamente assume o controlo do lugar, atuando como xerife e enfrentando toda a espécie de criminosos. Jeb é um homem solitário que perdeu a mulher e  o filho durante o longo conflito e tem como assistente a jovem Irisa (Stephanie Leonidas), uma guerreira alienígena, da raça Irathients, que ele adotou depois de matar o seu pai.

Na cidade vivem ainda Amanda Rosewater (Julie Benz, de Dexter e No Ordinary Family), a presidente da câmara de Defiance, e Datak Tarr (Tony Curran, de Os Pilares da Terra), alienígena da raça Castithans, assistente de Amanda. Ele é casado com Stahma (Jamie Murray, de Spartacus e Ringer), uma mulher ambiciosa que deseja ver o marido melhor posicionado, de preferência num lugar mais agradável e sofisticado que Defiance.

A eles junta-se ainda o poderoso Rafe McCawley (Graham Greene) e a ousada dona do lounge Kenya (MiaKirshner). Tudo ganha outro ritmo quando, subitamente, começam a surgir eventos que ameaçam a frágil paz que Defiance lutou para conquistar.

Produzida em colaboração com a Tryon Worlds, Defiance serviu de apoio e inspiração para MMORPG Defiance um jogo multi-plataforma, disponível para PC, PS3 e XBOX, que se passa no futuro, quando o planeta Terra é dominado por alienígenas num ambiente de constante guerra articulando a narrativa da série com as sequências de ação disponíveis através da consola.

BREAKING BAD T5

 Breaking Bad, (Rutura Total), a série que arrecadou recentemente o prémio de Melhor série dramática e Melhor atriz secundária, entregue a Anna Gunn, na 65.ª edição dos Emmys, despede-se dos fãs no dia 31 de dezembro, às 22h30, com a exibição da última temporada no canal MOV.

Breaking Bad (Rutura Total), a série que acompanha um professor de liceu tornado fabricante de metanfetaminas, recebeu inúmeros elogios da crítica e do público (detém o recorde Guinness de série mais bem cotada de sempre pela classificação de 99 em 100 no agregador de críticas profissionais e de espectadores Metacritic).

Cinco anos depois da sua estreia, a série acrescenta dois importantes galardões (Melhor série dramática e Melhor atriz secundária) aos oito recebidos nas edições anteriores dos “Óscares da televisão”, dos quais se destaca a atuação de Bryan Cranston, que lhe valeu dois Prémios Emmy pelo seu papel como Walter White, um professor de química a quem foi diagnosticado um cancro e que procurou no mundo do crime uma forma de garantir o futuro.

Breaking Bad, (Rutura Total), é uma série criada e produzida pelo reconhecido argumentista, produtor e realizador Vince Gilligan (Ficheiros Secretos), sobre a história de um homem desesperado que abraça a vida do crime com o objetivo de assegurar, financeiramente, a sua família.

A série, que recebeu ainda o prémio de melhor série do ano, atribuído pela Associação de Críticos de TV, funde humor negro, trocadilhos, drama duro e situações cómicas, numa trama que retrata a vida de Walter White (Bryan Cranston), um homem que se vê obrigado a lidar com obstáculos sem fim: o declínio da carreira de docente, a vida agitada com a mulher, Skyler, (Anna Gunn), e o filho Walter Jr. (RJ Mitte), um rapaz de 17 anos cuja paralisia cerebral representa um combate constante para toda a família.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com