fbpx

Minissérie «JK» chega hoje ao canal Globo

Diana Casanova
3 min leitura
Imagem: Globo

A minissérie JK narra os 74 anos de vida de Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil nos anos 50. Numa era de ouro sob o signo da democracia e do otimismo, José Wilker e Wagner Moura são os atores principais desta trama, os quais em momentos diferentes interpretam o papel do presidente JK.

Escrita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, com a colaboração de Geraldo Carneiro, Rodrigo Amaral e Letícia Mey, JK retrata a trajetória do menino pobre que se formou em Medicina e, seduzido pela política, abandonou a bata branca para entrar para a história do Brasil. Para narrar 74 anos de vida do ex-presidente, os autores dividiram a minissérie em três fases e legaram aos diretores a tarefa de comandar um elenco com mais de 100 atores. Para reconstruir o Brasil de 1902 a 1976, seis cidades brasileiras foram escolhidas como locação em quatro estados diferentes – Diamantina (MG), Tiradentes (MG), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

A vida de Juscelino Kubitschek de Oliveira é contada em três fases: a primeira, com duração de um capítulo, narra o nascimento e a infância de JK; a segunda, com duração de 15 capítulos, destaca a faculdade de Medicina, a entrada na vida política até a chegada à prefeitura de Belo Horizonte, com Wagner Moura como Juscelino Kubitschek e Debora Falabella como Sarah Kubitschek. Por último, é mostrada a trajetória do político até a presidência da República, além de sua vida no exílio e o acidente que o levou à morte, desta vez com José Wilker e Marília Pêra interpretando o casal Kubitschek.

A política, inerente à vida de Juscelino, está presente nos passos percorridos rumo à presidência e nas manifestações surgidas na era JK. Ainda têm destaque as expressivas transformações culturais, económicas, sociais e comportamentais da história do Brasil na época: o enorme salto em energia e transportes, o cinema novo, a Bossa Nova, a nova dramaturgia, a importância da televisão, o triunfo do futebol e dos seus craques, a indústria automobilística e o incremento do parque industrial, permitindo o acesso de uma grande parcela da população aos bens de consumo e ao lazer até então restritos às classes privilegiadas.

Transmitido de segunda a sexta-feira, JK estreia esta noite, a partir das 23h no canal Globo, agora disponível para os clientes NOS e Vodafone TV.

Redatora e cronista