fbpx

«MasterChef» distinguido no Guinness World Records

Pedro Vendeira
4 min leitura
Facebook Masterchef Portugal

MasterChef foi distinguido enquanto “Programa de Cozinha de Maior Sucesso no Mundo”, segundo o GUINNESS WORLD RECORDS formato adaptado em mais de 52 países.

 

O formato premiado foi lançado pela primeira vez na televisão britânica em 2005, onde 38 séries foram emitidas até à data pela BBC. O MasterChef voltou a ser superado em Austrália, em 2009, ao ser nomeado para um Emmy nos Estados Unidos e Europa, onde se inclui a Itália, Alemanha e Espanha.

 

O formato continua a seguir a jornada de talentosos cozinheiros amados enquanto percorrem uma autêntica viagem para garantir o seu lugar como vencedor MasterChef. Este programa transformou mais de 100 destes esperançosos aspirantes em profissionais.

 

Neles incluem-se Thomasina Myers da primeira série no Reino Unido que co-fundou o grupo de restaurantes Wahaca e escreveu e co-editou sete livros de culinária tornando-se numa apresentadora da televisão culinária. Adam Liaw ganhou a segunda série na Austrália tornando-se no autor de cinco livros de culinária, e apresentou a série Destination Flavour, tendo ganho em 2016 um prémio AACTA de Melhor Programa televisivo de lifestyle.

 

Valerio Braschi, um estudante de 19 anos em Itália ganhou a edição mais recente daquele país, tornando-se no vencedor mais novo, e já publicou um livro de receitas originais. Em Espanha, 85% dos concorrentes das cinco temporadas encontram-se a trabalhar em negócios relacionados com a cozinha, desde restaurantes ou apresentação de séries televisivas de culinária.

 

A concretização do título de GUINNESS WORLD RECORDS é baseada no número de adaptações nas mais recentes edições dos países, nomeadamente Maldivas, Costa Rica e Camboja.

 

Peter Salmon, Chief Creative Officer na Endemol Shine Group afirma que “não poderíamos ser produtores do MasterChef mais orgulhosos, o fenómeno do formato global agora recordista mundial emitido em mais de 50 países construiu uma sociedade iniciada pelo seu inventor Franc Roddam. Cada uma das nossas empresas produtoras esforçam-se por colocar os sabores locais, cultura, cor e carácter no formato para mantê-lo na vanguarda da criatividade dos mercados do Reino Unido à Ucrânia, da China à América, da Alemanha à Áustria. É por isso que esta distinção não podia ser mais doce”.

 

Marco Frigatti, SVP de Recordes da Guinness World Records, acrescenta que “o MasterChef é de facto um êxito mundial e estamos muito entusiasmados em reconhecer este estimado formato enquanto o Programa de Cozinha com Mais Sucesso do Mundo. Gostaríamos de felicitar os produtores e participantes do programa em todo o mundo e desejar a todos o melhor para os seus futuros projetos e produções.”

Internacionalmente, o format também cresceu em várias versões de spinoff, incluindo o MasterChef Junior, vendido a 27 países, número em crescimento. Outros territórios também produziram MasterChef Celebrity que foi exibido em 19 territórios e MasterChef Professionals, adaptado em três mercados, incluindo o Reino Unido onde garantiu um BAFTA em 2010 e iniciará a sua 10ª série na BBC Two ainda este outono.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com